24 de Setembro, 2025 19h09mPolítica por Rádio Agência Nacional

Presa na Itália, Carla Zambelli presta depoimento à CCJ da Câmara

A deputada Carla Zambelli, do PL de São Paulo, prestou depoimento à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, no processo que analisa a cassação de seu mandato, após condenação criminal pelo Supremo Tribunal Federal. Atualmente presa na Itália, Zambelli aguarda a análise do pedido de extradição para o Brasil

A deputada Carla Zambelli, do PL de São Paulo, prestou depoimento à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, no processo que analisa a cassação de seu mandato, após condenação criminal pelo Supremo Tribunal Federal.

Atualmente presa na Itália, Zambelli aguarda a análise do pedido de extradição para o Brasil.

No depoimento, a deputada licenciada Carla Zambelli negou ter qualquer tipo de participação nas ações do hacker Walter Delgatti Neto e também negou ser autora do falso mandado de prisão contra Alexandre de Moraes.

 “Em pouco tempo não vou estar mais dentro de um presídio, vou estar solta, porque o processo foi todo injusto, do começo até o final, e espero que consiga provar isso aqui também na CCJ e no Plenário”

Zambelli e Delgatti Neto foram condenados em agosto pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça em 2023, com a inserção de documentos falsos, como a ordem de prisão do ministro Alexandre de Moraes.

No depoimento de Walter Delgatti Neto à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, realizado em 10 de setembro, o hacker reafirmou que Carla Zambelli mandou invadir o sistema do CNJ para provar que era violável.

Publicidade

A parlamentar acusou o ministro Alexandre de Moraes de perseguição política e disse que as autoridades italianas ficaram surpresas com os detalhes do processo.

“Um juiz ter sido a vítima do processo, acusador do processo, julgador do processo, o relator do processo, quando eu falei isso, eles começaram a rir e falaram ‘agora fala a verdade pra gente’ não, é isso mesmo”.

Condenada a dez anos de prisão, Carla Zambelli também foi condenada pelo STF à perda de mandato. Após o parecer do relator da comissão, o caso seguirá para o Plenário da Câmara.

2:20

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Carla Zambelli continuará presa na Itália, decide Tribunal de Roma

A deputada federal licenciada Carla Zambelli vai continuar presa na Itália. A decisão é da Quarta Seção do Tribunal de Roma, depois que Zambelli passou por uma audiência de custódia no país eu

01 de Agosto, 2025

Presa na Itália, Zambelli acompanha análise sobre perda de mandato

Presa em uma penitenciária da Itália, a deputada licenciada Carla Zambelli participou, nesta quarta-feira, por videoconferência (10), de uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça da C

10 de Setembro, 2025

Deputada Carla Zambelli é presa na Itália

A deputada federal Carla Zambelli foi presa pela polícia italiana na tarde desta terça-feira (29), em Roma. A informação foi confirmada por fontes da Polícia Federal

29 de Julho, 2025