20 de Agosto, 2025 13h08mPolítica por Rádio Agência Nacional

Lula repudia tarifaço dos EUA durante telefonema para Macron

Em ligação telefônica com o presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente Lula repudiou o uso político do tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil. Lula telefonou para o líder francês, nesta quarta-feira (20), em uma chamada que durou quase uma hora. Nela, ambos defenderam o multilateralismo e o livre comércio

Em ligação telefônica com o presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente Lula repudiou o uso político do tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil. 

Lula telefonou para o líder francês, nesta quarta-feira (20), em uma chamada que durou quase uma hora. Nela, ambos defenderam o multilateralismo e o livre comércio.  

Ao falar das tarifas de 50% impostas por Trump aos produtos brasileiros vendidos para os Estados Unidos, Lula relatou a Macron as medidas que o governo brasileiro adotou para amenizar os impactos do tarifaço.

Brasil Soberano

Na quarta-feira da semana passada (13), o presidente Lula assinou a Medida Provisória Brasil Soberano, com ações para "proteger exportadores brasileiros, preservar empregos, incentivar investimentos em setores estratégicos e assegurar a continuidade do desenvolvimento econômico do país diante das altas taxas".  

Publicidade

Durante a ligação, Lula informou a Macron sobre o recurso que o Brasil apresentou à OMC (Organização Mundial do Comércio) contra as tarifas de Trump, que ele considera “injustificadas”. Ainda sobre o comércio multilateral, Lula e Macron se comprometeram a concluir os debates para a assinatura do Acordo comercial entre Mercosul e União Europeia até o fim deste ano, enquanto o Brasil preside o Mercosul.  

Lula também disse a Macron que pretende realizar uma cúpula virtual do Brics, ainda em setembro, para defender, mais uma vez, o multilateralismo. Em relação à guerra na Ucrânia, Macron elogiou Lula pelo Grupo de Amigos da Paz, liderado por Brasil e China, criado para buscar o fim do conflito.

1:42

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Lula critica proposta dos EUA e alerta para enfraquecimento da ONU

Durante o 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, encerrado nesta sexta-feira, 23, em Salvador, o presidente Luís Inácio Lula da Silva se manifestou sobre a proposta

24 de Janeiro, 2026

Lula afirma que conversa com Trump indica novas revogações de tarifas

Após mais uma conversa por telefone com o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, o presidente Lula disse que podemos esperar novas revogações de tarifas. Segundo ele, teremos boas notí

03 de Dezembro, 2025

Lula conversa com Putin sobre Venezuela pós ataques dos EUA

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Rússia, Vladimir Putin, conversaram nesta quarta-feira (14), por telefone, sobre a situação na Venezuela após o ataque dos Estados Unidos

14 de Janeiro, 2026