02 de Janeiro, 2026 19h01mInternacional por Rádio Agência Nacional

Terremoto de magnitude 6,5 atinge o México; não há relatos de feridos

México Um terremoto de magnitude 6,5 atingiu o México hoje (2). Apesar da intensidade, não há relatos de feridos ou de danos graves. O epicentro do terremoto foi a 15 km de San Marcos, perto da turística Acapulco, no estado de Guerrero. Alarmes sísmicos soaram em várias cidades às 8h da manhã no horário local. O tremor fez prédios balançarem e levou mexicanos e turistas a correrem para as ruas, muitos até mesmo de pijamas, enquanto as autoridades avaliavam a situação

México

Um terremoto de magnitude 6,5 atingiu o México hoje (2). Apesar da intensidade, não há relatos de feridos ou de danos graves. O epicentro do terremoto foi a 15 km de San Marcos, perto da turística Acapulco, no estado de Guerrero. Alarmes sísmicos soaram em várias cidades às 8h da manhã no horário local. O tremor fez prédios balançarem e levou mexicanos e turistas a correrem para as ruas, muitos até mesmo de pijamas, enquanto as autoridades avaliavam a situação.

A presidente do país, Claudia Sheinbaum, discursava para jornalistas na Cidade do México quando o terremoto começou. Ela e todos os profissionais precisaram sair imediatamente do Palácio Nacional, onde acontecia a coletiva de imprensa.

Índia

Nove pessoas morreram e mais de 200 estão internadas após o consumo de água potável contaminada na Índia. A contaminação por esgoto aconteceu depois do rompimento de uma tubulação em Indore, no estado de Madhya Pradesh. Um teste da água confirmou a presença de bactérias.

Indore foi eleita a cidade mais limpa da Índia e lidera o ranking nacional de limpeza há oito anos seguidos.

Autoridades mobilizaram médicos para fazer uma triagem porta a porta, e várias equipes distribuem pastilhas de cloro para ajudar a purificar a água.

Irã

No Irã, pelo menos sete pessoas morreram e 17 ficaram feridas durante uma escalada de violência no sexto dia de manifestações contra o alto custo de vida no país, que registrou uma inflação acima de 40% no ano passado. Os protestos acontecem na capital, Teerã, e em outras cidades. As mortes ocorreram em confrontos entre manifestantes e a polícia. Várias pessoas também foram presas. Esses são os protestos mais violentos no país desde setembro de 2022.

Publicidade

Hoje (1º), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou ajudar os manifestantes, caso as forças de segurança iranianas atirem contra eles.

Reino Unido

O ano de 2025 foi o mais quente e ensolarado da história do Reino Unido. Segundo o Met Office, a agência meteorológica local, a temperatura média em todo o país no ano passado foi de 10,09 °C, número que superou o recorde anterior, de 2022. Esse aumento foi causado pela persistência de sistemas de alta pressão e pelo aquecimento incomum do mar.

O resultado também coloca quatro dos últimos cinco anos entre os mais quentes do Reino Unido desde 1884, um indicativo da rapidez com que o clima está mudando.

*Com informações da agência Reuters

2:59

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Hospital Albert Einstein tem princípio de incêndio; não há feridos

A unidade do bairro de Perdizes do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, sofreu na manhã deste sábado (27), por volta das 8h55, um princípio de incêndio numa sala administrativa no 4º andar

27 de Dezembro, 2025

“A gente não sabe o que fazer”, diz mãe de brasileiro detido nos EUA

O brasileiro Matheus Silveira, de 31 anos, foi transferido esta semana para um centro de detenção migratória no estado da Lousiana. Ele está preso nos Estados Unidos desde novembro do ano passado.

30 de Janeiro, 2026

Presidentes de EUA e Colômbia se reúnem na Casa Branca

Depois de meses de trocas de acusações públicas, os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Colômbia, Gustavo Petro, se reuniram nesta terça-feira (3) na Casa Branca. O encontro marcou

03 de Fevereiro, 2026