11 de Dezembro, 2025 21h12mInternacional por Rádio Agência Nacional

Internacional: Anistia aponta crimes contra a humanidade em Gaza

A Anistia Internacional afirmou que os ataques do Hamas em 7 de outubro e o tratamento dado a reféns em Gaza equivalem a crimes contra a humanidade. A investigação aponta assassinatos, tortura, estupro e outros abusos cometidos de forma sistemática contra civis. Segundo Israel e a Anistia, 1,2 mil pessoas morreram no ataque e 251 foram feitas reféns. Quase todos já foram liberados. O ataque deu início à guerra, que já deixou mais de 70 mil palestinos mortos e destruiu grande parte do território

A Anistia Internacional afirmou que os ataques do Hamas em 7 de outubro e o tratamento dado a reféns em Gaza equivalem a crimes contra a humanidade. A investigação aponta assassinatos, tortura, estupro e outros abusos cometidos de forma sistemática contra civis.

Segundo Israel e a Anistia, 1,2 mil pessoas morreram no ataque e 251 foram feitas reféns. Quase todos já foram liberados. 

O ataque deu início à guerra, que já deixou mais de 70 mil palestinos mortos e destruiu grande parte do território.

Greve geral em Portugal 

Em Portugal, o país amanheceu praticamente parado por causa de uma greve geral convocada pelas principais centrais sindicais.

A paralisação protesta contra a reforma trabalhista proposta pelo governo de Luis Montenegro, que facilita demissões, amplia contratos temporários e flexibiliza a terceirização. Escolas e hospitais foram afetados. 

Enquanto o governo afirma que a modernização é essencial para o crescimento econômico, sindicatos denunciam precarização e achatamento salarial.

Trump Gold Card

Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump lançou oficialmente o Trump Gold Card, um visto de residência oferecido a não cidadãos pelo valor de US$ 1 milhão.

Publicidade

O programa promete trâmite acelerado mediante uma taxa inicial de US$ 15 mil e verificação de antecedentes. O governo afirma que o modelo atrairá pessoas de alta renda. Críticos apontam que a iniciativa transforma o Green Card em um privilégio para milionários.

México aumenta tarifas do Brasil 

No México, o Senado aprovou o aumento de tarifas de importação para países como China, Brasil, Índia e Coreia do Sul. A medida, que entra em vigor em janeiro de 2026, afeta mais de 1,4 mil categorias de produtos nos setores automotivo, têxtil e de eletrodomésticos. 

O governo de Claudia Sheinbaum diz que a ação fortalece a indústria nacional, mas especialistas alertam para o risco de inflação e para a pressão comercial dos Estados Unidos sobre o país.

*Com informações da Agência Reuters   

2:24

Publicidade

Notícias relacionadas

Giro Internacional: Israel reabre entrada de ajuda humanitária em Gaza

Gaza: Israel reabriu uma importante passagem no norte da Faixa de Gaza para a entrada de ajuda humanitária. A medida ocorre um mês após o cessar-fogo firmado com o Hamas e atende a apelos internaci

13 de Novembro, 2025

Em 1º sermão de Natal, papa lamenta condições dos palestinos em Gaza

O papa Leão XIV criticou as condições dos palestinos em Gaza em seu sermão de Natal nesta quinta-feira (25), em um apelo excepcionalmente direto durante o que normalmente é um serviço solene e e

25 de Dezembro, 2025

Ataques aéreos israelenses deixam ao menos 20 mortos em Gaza

Ataques aéreos israelenses em Gaza mataram pelo menos 20 pessoas e feriram mais de 80, informaram autoridades de saúde locais neste sábado (22), em mais um teste de um frágil cessar-fogo entre o g

22 de Novembro, 2025