24 de Setembro, 2025 16h09mInternacional por Rádio Agência Nacional

Após 17 mortes em Taiwan, tufão Ragasa avança sobre o sul da China

O super tufão Ragasa, que tem causado estragos no sudeste asiático, nos últimos dias, avançou sobre o sul da China, nesta quarta-feira (24), após matar 17 pessoas na passagem por Taiwan. Considerado o ciclone tropical mais forte do mundo este ano, o tufão de categoria 5 tem ventos superiores a 260 km/h. De acordo com a Agência Reuters, o Ragasa seguia para uma das maiores cidades de refino de petróleo da China, na província de Guangdong

O super tufão Ragasa, que tem causado estragos no sudeste asiático, nos últimos dias, avançou sobre o sul da China, nesta quarta-feira (24), após matar 17 pessoas na passagem por Taiwan.

Considerado o ciclone tropical mais forte do mundo este ano, o tufão de categoria 5 tem ventos superiores a 260 km/h.

De acordo com a Agência Reuters, o Ragasa seguia para uma das maiores cidades de refino de petróleo da China, na província de Guangdong. As maiores cidades nessa trajetória abrigam cerca de 50 milhões de pessoas.

A autoridade marítima da China emitiu alerta vermelho mais elevado pela primeira vez no ano.

Pelo menos 90 feridos

Mais de 2 milhões de pessoas já foram retiradas da região e o governo chinês enviou milhares de barracas, camas dobráveis, equipamentos de iluminação e outros suprimentos de resgate para a região.

Mesmo passando a cerca de 100 km ao sul de Hong Kong, enormes ondas atingiram a costa do centro financeiro asiático. Estradas e casas também ficaram danificadas. Pelo menos 90 pessoas estão feridas em Hong Kong; e quase 900 buscaram abrigo.

Publicidade

Ciclone pode provocar ondas de 3 metros

Um outro ciclone tropical, Opong, está ganhando força sobre o Pacífico nesta quarta-feira (24), com rajadas de até 115 km/h, informou o Serviço Atmosférico das Filipinas.

De acordo com o governo filipino, ondas podem chegar a três metros em algumas localidades.

A expectativa do Serviço Atmosférico é que o ciclone Opong fique mais forte e também atinja a categoria de tufão antes de alcançar um dos arquipélagos do país na sexta-feira (26).

1:34

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Presidente da China pede alinhamento histórico em conversa com Lula

Em conversa por telefone com o presidente Lula, nesta quinta-feira, 22, o presidente da China, Xi Jinping, pediu que os dois países fiquem do lado correto da história, defendam os interesses comuns

23 de Janeiro, 2026

Países da América Latina se manifestam sobre ataque à Venezuela

Os governos do Chile, Colômbia e México condenaram o ataque militar dos Estado Unidos contra a Venezuela. Seus líderes defenderam a garantia do direito internacional à Venezuela, incluindo a sober

03 de Janeiro, 2026

China impõe restrições a importações de carne bovina em 2026

A China vai impor uma tarifa adicional de 55% sobre importações de carne bovina que excederem os níveis de cota dos principais países fornecedores, incluindo Brasil, Austrália e Estados Unidos, e

31 de Dezembro, 2025