28 de Julho, 2025 19h07mInternacional por Rádio Agência Nacional

Senadores brasileiros estão nos EUA para reuniões sobre tarifaço

Uma missão oficial do Senado Federal está em Washington, capital dos Estados Unidos, para tratar do tarifaço de Donald Trump com congressistas norte-americanos. Pela manhã, o grupo teve um primeiro encontro com autoridades diplomáticas e especialistas em comércio internacional na residência oficial da embaixadora do Brasil no país, Maria Luiza Viotti

Uma missão oficial do Senado Federal está em Washington, capital dos Estados Unidos, para tratar do tarifaço de Donald Trump com congressistas norte-americanos. Pela manhã, o grupo teve um primeiro encontro com autoridades diplomáticas e especialistas em comércio internacional na residência oficial da embaixadora do Brasil no país, Maria Luiza Viotti.

O grupo é composto pelos senadores Jacques Wagner, do PT da Bahia; Rogério Carvalho, do PT de Sergipe; Carlos Viana, do Podemos de Minas Gerais; Nelsinho Trad, do PSD do Mato Grosso do Sul; Esperidião Amin, do PP de Santa Catarina; Teresa Cristina, do PP de Mato Grosso do Sul; o astronauta Marcos Pontes, do PL de São Paulo; e Fernando Farias, do MDB de Alagoas. Também esteve presente no encontro o ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, o embaixador Roberto Azevêdo.

Segundo Nelsinho do Trad, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado e coordenador da missão oficial, o objetivo nos próximos dias será distensionar a relação entre os países, além de reabrir o diálogo direto com o Congresso norte-americano, para que se crie um ambiente favorável de negociação para o governo federal, que tem a prerrogativa de fechar um eventual acordo.

Publicidade

“A nossa missão tem o intuito principal de distensionar essa relação entre o Brasil e os Estados Unidos, com a nossa contraparte parlamentar. A partir do momento que a gente conquistar isso, eu penso que a missão já vai ter o seu primeiro ponto no sentido proporcionar ambiente e caminho para que quem tenha a prerrogativa de negociar, que não somos nós, e sim o governo federal, possa assim fazê-lo”.

Trad também confirmou que está prevista para esta terça-feira (29) uma série de compromissos estratégicos com autoridades e parlamentares norte-americanos, tanto Republicanos, quanto Democratas.

2:05

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Lula associa filhos de Bolsonaro a novo anúncio de tarifaço dos EUA

Após os Estados Unidos sugerirem aplicar tarifa de 25% sobre produtos brasileiros, o presidente Lula associou a decisão do governo de Donald Trump aos irmãos Bolsonaro. Lula começou falando sobre

02 de Junho, 2026

Governo dos EUA propõe nova tarifa de 25% sobre produtos brasileiros

O governo dos Estados Unidos (EUA) anunciou que poderá taxar importações brasileiras com uma nova tarifa punitiva de 25%. A alegação é de que algumas práticas do Brasil são desleais

02 de Junho, 2026

Conversa entre Lula e Trump pode acabar com impasse tarifário

Os próximos 30 dias de debates entre Brasil e Estados Unidos sobre comércio podem trazer resultados positivos em relação aos impasses tarifários. Esta é a avaliação de especialistas ouvidos pe

08 de Maio, 2026