31 de Outubro, 2025 19h10mGeral por Agência Brasil

SP tem queda em casos de estupros e homicídios dolosos em setembro

No mês de setembro, o estado de São Paulo apresentou queda no número de homicídios dolosos (intencionais) e estupros, na comparação com o mesmo período do ano anterior

No mês de setembro, o estado de São Paulo apresentou queda no número de homicídios dolosos (intencionais) e estupros, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Porém, as ocorrências de furtos continuam crescendo em todo território paulista, com o registro de 47.282 casos no mês, contra 45.906 casos no mesmo mês do ano passado.

Em relação aos homicídios dolosos, o número de casos passou de 242 em setembro do ano passado para 192 ocorrências neste ano. Considerando-se o acumulado do ano, de janeiro a setembro foram contabilizados 1.819 homicídios dolosos no estado, o que representa queda de 2,2% em relação ao mesmo intervalo de 2024, quando houve 1.860 registros. 

De acordo com a secretaria, também houve queda no número de latrocínios, que são os roubos seguidos de morte. Nesse caso, os registros passaram de 15 casos em setembro de 2024 para nove casos em setembro deste ano. De janeiro a setembro, os latrocínios tiveram queda de 22,1% em relação ao mesmo período do ano passado, somando 102 casos este ano.

Publicidade

Para a secretaria, a queda nos casos de homicídios dolosos e latrocínios em São Paulo é resultado “das ações integradas de inteligência e o uso de tecnologia no combate à criminalidade”.

Os estupros também registraram queda em setembro, somando 1.311 ocorrências, 26 casos a menos que no ano passado. Mesmo assim, os feminicídios continuam crescendo no estado, saltando de 173 casos para 182 no acumulado do ano. A secretaria argumenta que esse aumento pode estar relacionado à maior tipificação e classificação correta dos casos.

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Número de homicídios, estupros e latrocínios diminui em São Paulo

No mês de novembro, o estado de São Paulo registrou queda no número de homicídios dolosos (intencionais), latrocínios (roubos seguidos de morte) e estupros na comparação com o mesmo mês do ano

30 de Dezembro, 2025

Após queda e fraturas, escritora Adélia Prado tem melhora de saúde

A escritora e poetisa mineira Adélia Prado, de 90 anos de idade, apresentou evolução em seu quadro de saúde, com “melhora clínica progressiva”, segundo boletim do Hospital São Judas Tadeu, n

28 de Janeiro, 2026

Homem e bebê morrem em incêndio em apartamento na zona leste de SP

Os corpos de um homem e de um bebê foram encontrados no apartamento incendiado num prédio ocupado no bairro da Vila Prudente, zona leste de São Paulo, no início da manhã desta segunda-feira (12)

12 de Janeiro, 2026