10 de Junho, 2025 09h06mSaúde por Rádio Agência Nacional

Campanhas reforçam conscientização sobre doação de sangue e anemia

Baixar Tocar Duas importantes campanhas são realizadas este mês: Junho Laranja, que reforça a conscientização sobre anemia e leucemia, doenças que afetam diretamente a produção e a qualidade do sangue; e Junho Vermelho, que tem como objetivo incentivar a doação de sangue. No Brasil, estima-se que aproximadamente 1,8% da população doa sangue. O médico Luiz Amorim, diretor do Hemorio, avalia que o país tem potencial para aumentar esse percentual

Duas importantes campanhas são realizadas este mês: Junho Laranja, que reforça a conscientização sobre anemia e leucemia, doenças que afetam diretamente a produção e a qualidade do sangue; e Junho Vermelho, que tem como objetivo incentivar a doação de sangue.

No Brasil, estima-se que aproximadamente 1,8% da população doa sangue. O médico Luiz Amorim, diretor do Hemorio, avalia que o país tem potencial para aumentar esse percentual.

"A Organização Mundial de Saúde [OMS] define que um país, para ser autossuficiente em sangue, precisa ter no mínimo 1% de doação. Lembrando que o Conselho da Europa estabelece para os seus países membros que eles têm que ter 4% da população do ano do sangue uma vez por ano. O Brasil tem 1,8% da população doando do sangue, então, eu acho que há espaço para melhoria e mais do que espaço: há uma necessidade de aumentarmos o percentual da população brasileira que doa sangue uma vez por ano."

Felipe Mendes faz parte desse movimento coletivo de cuidado com o próximo: ele é doador e fala, com orgulho, desse gesto de solidariedade que começou por causa da avó, que estava doente.

"Como foi comigo, para muitas pessoas, o hábito de doar ele começa quando existe uma necessidade de uma pessoa próxima? Um gesto que toma muito pouco tempo, não traz nenhuma consequência negativa, muito pelo contrário. É uma sensação meio de dever cumprido."

 Do lado de quem precisa está a Marília Lia, da Aliança Global da PTI, que aos 28 anos descobriu ter uma doença rara, a Trombocitopenia Imune, com sintomas que incluem hemorragias, devido ao baixo nível de plaquetas.

Publicidade

"Costumo dizer que, dentro de mim, tem sangue de muitas pessoas e eu sou uma parte de cada uma delas, que salvaram a minha vida. Pessoas que eu não faço ideia de quem são, não sei o nome e que eu sou muito grata eternamente, porque, se hoje estou viva, foi por conta desse ato de altruísmo e coragem."

O sangue é vital para o funcionamento do corpo humano. E entre as doenças que podem afetar esse funcionamento estão a anemia, caracterizada pela redução de hemoglobina, substância que carrega o oxigênio para todas as células do corpo; e a leucemia, popularmente conhecida como câncer do sangue. Por isso, ressaltam especialistas, campanhas como Junho Laranja e Junho Vermelho são fundamentais.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado em 14 de junho. Para doar sangue não é preciso estar em jejum e quem doa uma vez não é obrigado a doar sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente. Se você quer ser um doador voluntário de sangue, procure o hemocentro da sua cidade e faça a sua doação.

© Tomaz Silva/Agência Brasil Saúde Rio de Janeiro 10/06/2025 - 09:17 Luana Lavoyer / Marizete Cardoso Solimar Luz - repórter da Rádio Nacional junho laranja Junho Vermelho leucemia anemia doação de sangue terça-feira, 10 Junho, 2025 - 09:17 3:31

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

VideBula fala da doação de sangue por PcDs e raros

Baixar Tocar Para celebrar uma data muito importante, 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, o VideBula desta semana fala sobre doação de sangue por pessoas com doenças raras ou com deficiê

16 de Junho, 2025

Campanha Junho Vermelho reforça importância da doação de sangue

Baixar Tocar Junho é o mês da conscientização sobre a doação de sangue. No dia 14, celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, e a campanha Junho Vermelho reforça a importância desse ato de

10 de Junho, 2025

Brics vive impasses sobre Irã, Palestina e Conselho de Segurança

Os negociadores políticos do Brics, chamados de sherpas, terminaram na noite desta sexta-feira (4) a última rodada de negociações antes da Cúpula de Líderes, marcada para os próximos dias 6 e 7

05 de Julho, 2025