30 de Maio, 2025 18h05mSaúde por Rádio Agência Nacional

Dia Mundial sem Tabaco marca conscientização sobre perigos do cigarro

Baixar Tocar O uso do tabaco é responsável pela morte de um em cada dez adultos em todo o mundo. São mais de oito milhões de mortes todos os anos. Neste sábado, 31 de maio, comemora-se o Dia Mundial Sem Tabaco, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar sobre os perigos do cigarro. A campanha de 2025 tem como tema: “Desmascarando a indústria do tabaco: expondo as táticas das empresas para tornar os produtos de tabaco e nicotina mais atrativos”

O uso do tabaco é responsável pela morte de um em cada dez adultos em todo o mundo. São mais de oito milhões de mortes todos os anos. Neste sábado, 31 de maio, comemora-se o Dia Mundial Sem Tabaco, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar sobre os perigos do cigarro.

A campanha de 2025 tem como tema: “Desmascarando a indústria do tabaco: expondo as táticas das empresas para tornar os produtos de tabaco e nicotina mais atrativos”. Segundo a OMS, um dos maiores desafios atuais da saúde pública é enfrentar o apelo desses produtos. A indústria do tabaco tem investido em estratégias para deixá-los mais atraentes, especialmente ao público jovem, por meio da adição de sabores e substâncias que alteram o cheiro, o gosto e até a aparência.

A coordenadora da Comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, a pneumologista Enedina Scuarcialupi, enumera algumas das doenças a que os fumantes estão expostos:

“O cigarro pode provocar câncer por onde ele passa. Então, no que a pessoa engole a fumaça, ela pode ter na garganta, na língua, no esôfago, no estômago. Ele atinge a corrente sanguínea e pode provocar câncer na próstata, na bexiga e no pulmão. Além disso, a substâncias químicas do cigarro (...) podem fazer o indivíduo desenvolver hipertensão, AVC, infarto”.

Publicidade

Outra ameaça aos jovens são os dispositivos eletrônicos para fumar. Seja qual for a versão, descartável, recarregável ou com tabaco aquecido, elas trazem riscos, como informa a pneumologista. Ela explica que, além de causar novas doenças, o cigarro eletrônico antecipou o surgimento de enfermidades:

“A bronquiolite obliterante é uma doença muito intensa. É como se fosse um indivíduo asmático que nenhum remédio vai funcionar para a falta de ar. A DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), agora já tem artigo científico comprovando, que as pessoas chamam vulgarmente de enfisema pulmonar, pelo cigarro de papel. O que é mais assustador é que, quem desenvolve enfisema pulmonar, tem mais de 50 anos de idade, mas, nesses casos, a gente vê pessoas de 30 anos já inválidas”.

O cigarro é o principal fator de morte evitável do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Embora os cigarros eletrônicos, vapes ou pods não façam a queima direta do tabaco, eles não estão livres de riscos. A principal substância presente nesses dispositivos é a nicotina, a mesma que causa dependência nos cigarros tradicionais. Em alguns casos, a concentração de nicotina no vape é maior que a do cigarro comum.

© Kruscha/Pixabay Saúde Substância mata mais de oito milhões de pessoas por ano no mundo Rio de Janeiro 31/05/2025 - 09:00 Fábio Cardoso / Rafael Guimarães Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional Tabaco Dia Mundial sem Tabaco cigarro eletrônico câncer OMS sábado, 31 Maio, 2025 - 09:00 3:18

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Mobilização no Dia Mundial sem Tabaco alerta sobre riscos do vape

A nova campanha de conscientização do Movimento VapeOFF da Fundação do Câncer faz um alerta aos jovens sobre os malefícios do cigarro eletrônico

31 de Maio, 2025

Dia Mundial sem Tabaco alerta para uso de cigarros eletrônicos

Cigarros eletrônicos e aditivos: sabores e aromas que promovem e perpetuam a dependência de nicotina

28 de Maio, 2025

Dia Mundial do Lúpus alerta sobre doença que afeta mais de 5 milhões

Baixar Tocar Vamos juntos tornar o lúpus visível é o slogan de 2025 do Dia Mundial da doença, que acontece no dia 10 de maio. A ideia é chamar a atenção para o impacto que o lúpus tem sobre ma

10 de Maio, 2025