06 de Maio, 2025 17h05mSaúde por Rádio Agência Nacional

Dia Mundial da Asma: mudanças no clima podem desencadear crise

Baixar Tocar Neste 6 de maio é celebrado o Dia Mundial da Asma para a conscientização sobre a doença. Também conhecida como “bronquite asmática” ou como “bronquite alérgica”, a asma acomete os pulmões, com o aumento da produção de secreções e o estreitamento da passagem de ar. O clínico médico Marcos Pontes fala dos fatores que podem contribuir para o surgimento da doença. A causa é multifatorial. Tem gente que já nasce com uma tendência genética

Neste 6 de maio é celebrado o Dia Mundial da Asma para a conscientização sobre a doença. Também conhecida como “bronquite asmática” ou como “bronquite alérgica”, a asma acomete os pulmões, com o aumento da produção de secreções e o estreitamento da passagem de ar. O clínico médico Marcos Pontes fala dos fatores que podem contribuir para o surgimento da doença.

A causa é multifatorial. Tem gente que já nasce com uma tendência genética. Mas fatores como poeira, ácaro , mofo, cheiros fortes, fumaça de cigarro e até mudanças no clima podem desencadear uma crise. E sim, emoções fortes também podem influenciar.

Diferentemente da bronquite, que é uma inflamação na parte superior do pulmão, a asma acomete os alvéolos pulmonares, na parte mais baixa do órgão. Mas a similaridade dos sintomas pode fazer com que as doenças sejam confundidas, como atesta o especialista.

Eles são parecidos, mas a asma é que vai ter muita relação com o chiado no peito e a asma que vai estar caracterizada por crises recorrentes se não for tratada da maneira correta.

O clima também tem forte influência sobre as pessoas que tem asma, segundo Marcos Pontes.

No frio, que a umidade está mais baixa ainda, as pessoas têm muito mais crises. Então tem essa relação com a temperatura e a umidade baixa do ar sim, diante das crises que aumentam nessa época do ano.

Publicidade

Entre os sintomas da asma estão a tosse prolongada, geralmente durante à noite, chiado, cansaço e pressão no peito com dificuldade para respirar. Tosse crônica ou a falta de ar ao praticar exercícios físicos também podem ser sinais de asma.

O tratamento baseia-se em medidas de higiene do ambiente, uso de medicamentos e vacinas para alergia. Os medicamentos são divididos de acordo com a necessidade: para aliviar a crise e para prevenir a sua ocorrência.

A poeira doméstica é considerada o principal agente desencadeador de alergia e crises asmáticas, por isso o espaço deve ser higienizado. Também é recomendado que não haja fumantes no ambiente domiciliar; e animais devem ser mantidos fora de casa, especialmente nos quartos de dormir. 

© Tony Winston/Agência Brasília Saúde Tosse crônica e falta de ar são os principais sintomas Rio de Janeiro 06/05/2025 - 17:53 Fábio Cardoso / Liliane Farias Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional Asma terça-feira, 6 Maio, 2025 - 17:53 2:37

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Mobilização no Dia Mundial sem Tabaco alerta sobre riscos do vape

A nova campanha de conscientização do Movimento VapeOFF da Fundação do Câncer faz um alerta aos jovens sobre os malefícios do cigarro eletrônico

31 de Maio, 2025

No Dia Internacional da Tireoide, entenda a importância da glândula

Baixar Tocar Regular o funcionamento do coração, rins, cérebro, fígado e coordenar o metabolismo — nossa capacidade de queimar calorias. Essas são algumas das funções da tireoide. Com um form

23 de Maio, 2025

Dia Mundial da Hipertensão: condição atinge 30% dos adultos no Brasil

Celebrado em 17 de maio, o Dia Mundial da Hipertensão chama a atenção para os riscos desta doença silenciosa, que afeta órgãos vitais e está entre as principais causas de complicações cardiov

17 de Maio, 2025