14 de Agosto, 2025 22h08mPolítica por Rádio Agência Nacional

Hugo Motta diz que não vai ceder à chantagem para pautar anistia

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou, nesta quarta-feira, em entrevista a Globo News, que não vai ceder à chantagem para pautar o projeto da anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Na semana passada, parlamentares da oposição chegaram a ocupar o Plenário da Casa para pressionar Motta a pautar o tema. O Projeto de Lei 2858 de 2022 concede anistia para crimes políticos e eleitorais praticados a partir de 30 de outubro, término do segundo turno eleitoral

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou, nesta quarta-feira, em entrevista a Globo News, que não vai ceder à chantagem para pautar o projeto da anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Na semana passada, parlamentares da oposição chegaram a ocupar o Plenário da Casa para pressionar Motta a pautar o tema.

O Projeto de Lei 2858 de 2022 concede anistia para crimes políticos e eleitorais praticados a partir de 30 de outubro, término do segundo turno eleitoral.

Segundo Motta, ele não tem preconceito com nenhuma pauta, desde que se forme maioria no Colégio de Líderes para votar o tema no Plenário. O parlamentar reforçou que as prerrogativas de presidente não são negociáveis.

Na avaliação do deputado, não há ambiente no momento para uma anistia ampla, geral e irrestrita para aqueles que foram acusados de planejar um golpe de Estado.

Publicidade

Motta afirmou que não é razoável conceder o perdão da pena a quem “planejou matar pessoas”, mas disse que pode ser negociado um texto que revise as penas de alguns condenados e abrande o regime de presos que não tiveram papel central nos ataques às instituições democráticas.

O presidente da Câmara afirmou ainda que os eventos de 8 de janeiro foram muito graves e espera que tanto a tentativa de golpe como a obstrução física do Plenário não voltem a se repetir.

Dos mais de 1400 presos, 141 continuam na cadeia e 44 estão em prisão domiciliar, segundo um levantamento do Supremo Tribunal Federal. Ao todo, 638 pessoas foram julgadas e condenadas e outras 552 admitiram crimes menos graves e fecharam acordo com o Ministério Público Federal.

1:58

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Hugo Motta diz que não há definição sobre projeto de anistia

Enquanto o Supremo julgava o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete pela trama golpista, a oposição se articulava no Congresso em torno do projeto de anistia. Aquele que anistia os que tiveram par

05 de Setembro, 2025

Motta afirma que não há definição sobre projeto da anistia

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou que ainda não há definição sobre a inclusão, na pauta do Plenário, do projeto que concede anistia aos acusados de golpe de Estado. “E

04 de Setembro, 2025

Alckmin diz que "Judiciário tem a última palavra" sobre anistia

O vice-presidente Geraldo Alckmin disse nesta quinta-feira (18) que é preciso cumprir a separação e a harmonia entre os Três Poderes, mas que ninguém está acima da lei e que a última palavra é

18 de Setembro, 2025