06 de Julho, 2025 18h07mPolítica por Rádio Agência Nacional

Fávaro diz que Brasil busca novos mercados para produtos agropecuários

O Brasil se tornou um grande produtor de alimentos para o mundo e trabalha para a abertura de novos mercados para seus produtos agropecuários. Foi o que afirmou durante entrevista o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que participa de reunião de cúpula do Brics neste domingo (6), no Rio de Janeiro (RJ). O encontro, que reúne chefes de estado e de governo dos 11 países membros que integram o grupo, prosseguirá até esta segunda-feira (7), no MAM, Museu de Arte Moderna

O Brasil se tornou um grande produtor de alimentos para o mundo e trabalha para a abertura de novos mercados para seus produtos agropecuários. Foi o que afirmou durante entrevista o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que participa de reunião de cúpula do Brics neste domingo (6), no Rio de Janeiro (RJ).

O encontro, que reúne chefes de estado e de governo dos 11 países membros que integram o grupo, prosseguirá até esta segunda-feira (7), no MAM, Museu de Arte Moderna. Um dos temas discutidos na reunião é "segurança alimentar".

Carlos Fávaro fez um balanço positivo do que já foi alcançado durante a atual gestão do presidente Lula.

“Nesses dois anos e meio, nós abrimos 287 novos mercados para os produtos da agropecuária brasileira. O Brasil comemora a maior safra de todos os tempos. Mais celulose, mais 70 milhões de toneladas de proteínas, carnes, animais, de frangos, de ar, de peixe, temos que adicionar 70 milhões de toneladas de frutas. O Brasil se tornou um grande produtor de alimentos para o mundo.” 

No que se refere à preservação do meio ambiente, o ministro disse que não há conflito entre produzir e preservar, reforçando o compromisso brasileiro com a segurança alimentar, o desenvolvimento de uma agricultura sustentável e o enfrentamento das desigualdades do campo.  

Publicidade

Carlos Fávaro também comemorou a retirada das barreiras sanitárias impostas por alguns países contra a importação de frango brasileiro, após caso recente de gripe aviária no país.  

“Esse vírus não saiu, esse caso não saiu de uma única granja, conseguimos fazer o bloqueio, a rastreabilidade de toda a produção dessa granja, o sistema de alerta funcionou e o Brasil conseguiu depois de 28 dias o reconhecimento novamente do nosso estado de equilíbrio de gripe aviária. Agora o desafio é restabelecer na plenitude o comércio do frango brasileiro."

Por fim, o ministro da Agricultura afirmou que espera formalizar, em breve, o acordo entre o Mercosul e a União Europeia com a respectiva eliminação de barreiras tarifárias.  

2:12

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Fávaro diz que Brics são esperança de volta à normalidade no comércio

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, criticou neste domingo (6) medidas protecionistas adotadas pelos Estados Unidos contra parceiros comerciais

06 de Julho, 2025

Brics no Brasil busca consolidar bloco em expansão pós-guerra no Irã

A guerra de Israel e dos Estados Unidos (EUA) contra o Irã – um dos membros permanentes do Brics – ampliou os desafios do bloco de países que busca se consolidar institucionalmente na Cúpula do

05 de Julho, 2025

Lula diz que Brics é fiador de um futuro promissor

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou neste sábado (5) que o Brics segue como "fiador de um futuro promissor". A afirmação foi feita durante abertura do Fórum Empresarial

05 de Julho, 2025