12 de Junho, 2025 14h06mPolítica por Rádio Agência Nacional

Câmara aprova urgência para derrubar decreto que aumentou IOF

Baixar Tocar A urgência ao Projeto de Decreto Legislativo que derruba o decreto sobre IOF será votada na segunda-feira (16) no plenário da Câmara. O presidente da Casa, Hugo Motta, se reuniu com os líderes e confirmou a votação. Esse PDL derruba o último decreto sobre o Imposto sobre Operações Financeiras encaminhado ao Congresso nesta quinta-feira. Pela rede X, Hugo Motta disse que a Câmara não é favorável ao aumento de impostos com objetivo arrecadatório e que por isso, irá pautar a urgência

A urgência ao Projeto de Decreto Legislativo que derruba o decreto sobre IOF será votada na segunda-feira (16) no plenário da Câmara. O presidente da Casa, Hugo Motta, se reuniu com os líderes e confirmou a votação. Esse PDL derruba o último decreto sobre o Imposto sobre Operações Financeiras encaminhado ao Congresso nesta quinta-feira.

Pela rede X, Hugo Motta disse que a Câmara não é favorável ao aumento de impostos com objetivo arrecadatório e que por isso, irá pautar a urgência. Após a reunião, o líder da oposição, deputado Zucco, comentou.

“A medida provisória caberá a esta Casa decidir o que passa e o que não passa. Mas como um gesto de desagravo, de desorganização, irresponsabilidade, nós conseguimos mostrar ao presidente Hugo Motta e para os demais partidos, a importância de pautarmos, na segunda-feira, o PDL, o pedido de urgência ao nosso PDL”.

O líder do governo, José Guimarães, lembra que o que está sendo pautado é apenas a urgência e não o conteúdo. E deixou claro: a base aliada vai trabalhar até o dia da sessão para convencer os parlamentares contrários.

“E é uma urgência. Não é conteúdo, não é mérito ainda. Nós vamos trabalhar, nós do governos e nossos aliados aqui dentro, para buscarmos o entendimento até segunda-feira, todas as questões que são relatadas pra nós e que nós vamos atuar para buscar construir um bom entendimento”.  

Publicidade

O governo tem alegado que o conjunto de medidas é a única alternativa para aumentar a arrecadação e evitar o contingenciamento ainda maior de verbas, inclusive de emendas parlamentares. O líder do PT, Lindbergh Faria, lembrou um detalhe: se esse decreto mais recente for derrubado, ficará valendo o decreto anterior, de maio, que unificou a cobrança de IOF em 3,5%.

“Não dá nem pra entender o tempo de encaminhamento. Qual é o PDL? Me parece uma medida meio inconsequente. A gente espera tentar, até o começo da próxima semana, argumentar e convencer os parlamentares, que votar uma urgência do PDL só vai trazer mais confusão pra economia”.

Mas, ao final da reunião a oposição explicou que pautar a urgência será só uma das medidas. As outras deverão ser derrubar também o decreto mais antigo e discutir a medida provisória.

© Lula Marques/Agência Brasil Política Líderes do governo dizem que vão trabalhar para convencer deputados Brasília 12/06/2025 - 14:14 12/06/2025 - 15:41 Ana Lúcia Caldas / Fran de Paula Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional IOF decreto Urgência impostos arrecadação quinta-feira, 12 Junho, 2025 - 15:41 2:46

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Câmara aprova urgência para suspender decreto do IOF

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta segunda-feira (16), por 346 votos a 97, a urgência para a tramitação do projeto de decreto legislativo (PDL) 314/2025 que suspende os efeitos do decr

16 de Junho, 2025

Câmara pauta urgência para derrubar decreto de IOF mesmo após reedição

Mesmo tendo sido reeditado pelo governo federal, a Câmara dos Deputados decidiu pautar na próxima segunda-feira (16) a urgência do projeto de decreto legislativo (PDL) que pode derrubar o decreto p

12 de Junho, 2025

Câmara aprova urgência para projeto que corta subsídios tributários

A Câmara dos Deputados aprovou um requerimento de urgência para votar o projeto que corta em pelo menos 10% os benefícios tributários, financeiros e de crédito nos próximos dois anos. Agora, a p

09 de Julho, 2025