09 de Junho, 2025 19h06mPolítica por Rádio Agência Nacional

Câmara vai declarar perda de mandato de Carla Zambelli

Baixar Tocar O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou nesta segunda-feira (9) que vai cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e declarar a perda do mandato da deputada Carla Zambelli, sem submeter o assunto ao plenário da Casa. Ao avaliar a situação da deputada, Motta disse que, após o término do julgamento no Supremo, não cabe mais à Câmara votar se mantém ou se cassa o mandato de Zambelli. Segundo Motta, a decisão judicial tem que ser cumprida

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou nesta segunda-feira (9) que vai cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e declarar a perda do mandato da deputada Carla Zambelli, sem submeter o assunto ao plenário da Casa.

Ao avaliar a situação da deputada, Motta disse que, após o término do julgamento no Supremo, não cabe mais à Câmara votar se mantém ou se cassa o mandato de Zambelli. Segundo Motta, a decisão judicial tem que ser cumprida.  

"Quando há uma conclusão de julgamento do Supremo Tribunal Federal, não cabe mais ao presidente da Câmara colocar isso em votação, porque já tem a condenação. A decisão judicial tem que ser cumprida e o tratamento que nós vamos dar é um tratamento de seguir o rito regimental para o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal, porque é a única alternativa".

Hugo Motta disse ainda que o caso da deputada é atípico e sem precedentes na Câmara dos Deputados. O parlamentar acredita que por causa da decisão de Carla Zambelli de fugir do país, o STF decidiu antecipar a análise dos recursos que faltavam para conclusão do julgamento.

Publicidade

No sábado (7), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que Zambelli comece a cumprir a pena de 10 anos de prisão pelos ataques ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O magistrado também decidiu encaminhar a documentação do caso ao Ministério da Justiça para dar início a um processo de extradição de Zambelli, que deixou o Brasil no final de maio e está atualmente na Itália.

* Com locução de Daniella Longuinho 

© Lula Marques/ Agência Brasil Política "Decisão judicial tem que ser cumprida", disse Hugo Motta Brasília 09/06/2025 - 19:33 Rafael Gasparotto / Eliane Gonçalves Pedro Lacerda* - Repórter da Rádio Nacional Carla Zambelli Hugo Motta mandato de Carla Zambelli perda de mandato segunda-feira, 9 Junho, 2025 - 19:33 1:39

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Motta diz que vai levar ao plenário perda do mandato de Carla Zambelli

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou hoje (10) que caberá ao plenário da Casa decidir sobre a perda do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP)

10 de Junho, 2025

Câmara vai declarar perda do mandato de Zambelli, diz Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que o Parlamento vai cumprir a recente determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) de declarar a cassação do mandato d

09 de Junho, 2025

Motta volta atrás e diz que Câmara decidirá futuro de Carla Zambelli

Baixar Tocar O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, voltou atrás e afirmou, nesta terça-feira (10), que a perda do mandato da deputada Carla Zambelli, do PL de São Paulo, será decidida

10 de Junho, 2025