12 de Março, 2025 15h03mPesquisa e Inovação por Rádio Agência Nacional

Brasil quer ter supercomputador entre os cinco mais poderosos do mundo

Baixar Tocar Tornar o supercomputador Santos Dumont um dos cinco mais poderosos do mundo é meta do país na corrida tecnológica. A aposta é da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que participou nesta quarta-feira (12) do programa Bom Dia, Ministra, realizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

Tornar o supercomputador Santos Dumont um dos cinco mais poderosos do mundo é meta do país na corrida tecnológica. A aposta é da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que participou nesta quarta-feira (12) do programa Bom Dia, Ministra, realizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Segundo a ministra, o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, lançado no ano passado, já tem iniciativas em andamento, como o próprio upgrade do supercomputador e a criação de datacenters para amazenamento e processamento de dados.

Luciana Santos disse ainda que o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), usa inteligência artificial para melhorar a previsão de calamidades.

Publicidade

"É uma tecnologia desenvolvida lá que é algo inovador da inteligência brasileira, que vai prever os acidentes em 72h. A gente não tinha essa precisão", explicou.

No programa, a ministra ainda falou sobre os 40 anos de criação do Ministério da Ciência e Tecnologia e as ações para aumentar a participação da mulher na produção científica.

© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Inovação Luciana Santos, do MCTI, participou do programa Bom Dia, Ministra Brasília (DF) Brasil quer ter supercomputador e desenvolver modelos nacionais de IA Supercomputador mais potente do país terá capacidade aumentada 12/03/2025 - 15:23 Leila Santos / Raíssa Saraiva Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional Bom Dia Ministra Luciana Santos Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações supercomputador Inteligência Artifical quarta-feira, 12 Março, 2025 - 15:23 1:41

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Pugilistas do Brasil garantem cinco finais em etapa da Copa do Mundo

Cinco pugilistas do Brasil estão classificados às finais da etapa de Astana, no Cazaquistão, da Copa do Mundo de boxe, que serão realizadas neste domingo (6)

05 de Julho, 2025

Brasil inaugura maior biofábrica do mundo de mosquitos “do bem”

O Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e o World Mosquito Program (WMP) inauguraram neste sábado (19) a Wolbito do Brasil, maior biofábrica do mundo especializada na criação do mosqui

19 de Julho, 2025

Brasil garante quatro ouros em etapa cazaque da Copa do Mundo de boxe

O pugilismo brasileiro encerrou a participação na etapa de Astana, no Cazaquistão, da Copa do Mundo de boxe, com sete medalhas, quatro douradas, conquistadas neste domingo (6). A delegação verde

06 de Julho, 2025