06 de Março, 2025 20h03mPesquisa e Inovação por Rádio Agência Nacional

Cem anos do primeiro planetário do mundo é celebrado em 2025

Baixar Tocar Este ano é celebrado o centenário do primeiro planetário do mundo, aberto em Munique, na Alemanha, em maio de 1925. De acordo com a Associação Brasileira de Planetários, são cerca de cem em funcionamento atualmente no país, entre fixos e móveis, a maioria nas grandes capitais. Para o presidente da Sociedade Internacional de Planetários, professor Guilherme Marranghello, um planetário é um grande aliado não só para trabalhar os conteúdos da astronomia

Este ano é celebrado o centenário do primeiro planetário do mundo, aberto em Munique, na Alemanha, em maio de 1925. De acordo com a Associação Brasileira de Planetários, são cerca de cem em funcionamento atualmente no país, entre fixos e móveis, a maioria nas grandes capitais.

Para o presidente da Sociedade Internacional de Planetários, professor Guilherme Marranghello, um planetário é um grande aliado não só para trabalhar os conteúdos da astronomia.

Com experiência de quem foi diretor do Planetário da Unipampa, em Bagé (RS), por sete anos, Guilherme diz que levar estudantes para visitar planetários ajuda a ampliar o interesse e o encantamento dos jovens pela ciência brasileira.

"É comum as crianças saírem do planetário achando que o teto se abriu e que elas estavam olhando para o céu de verdade", afirma. 

A astrofísica Dinah Allen dirige atualmente o planetário do Parque do Carmo, aberto em 2005, na zona leste da capital paulista. Ela conta que já estava na faculdade quando visitou pela primeira vez um planetário, o do Ibirapuera, o primeiro aberto no Brasil, em 1957.

Publicidade

Doutora em astronomia e estudiosa da evolução das estrelas, ela relata que só aprendeu a ler o céu convivendo, dia a dia, dentro do planetário.

"Eu ainda não aprendi constelação por constelação, a gente aprende dicas, assim, caminhos no céu. Uma constelação, a partir de uma certa linha, vai chegar na outra", explica. 

A maioria dos planetários brasileiros tem entrada gratuita, como o de Bagé e o do Parque do Carmo, todos com uma programação especial voltada a visitas escolares.

© Marcos de Paula/Prefeitura do Rio Inovação Cerca de cem planetários funcionam atualmente no Brasil Brasília 06/03/2025 - 20:35 Bianca Paiva / Paulliny Fernandes Joana Cortes, da Rádio Nacional Planetário Astronomia centenário quinta-feira, 6 Março, 2025 - 20:35 2:15

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Menina de 13 anos é baleada em escola na zona norte do Rio

Uma menina de 13 anos foi ferida na barriga por um tiro na manhã desta terça-feira (24) em uma escola no Rio de Janeiro

24 de Junho, 2025

Ministério da Fazenda aumenta para 2,5% estimativa do PIB em 2025

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda aumentou, de 2,4% para 2,5%, a estimativa de crescimento da economia brasileira neste ano

11 de Julho, 2025

Criança que caiu em cânion no Rio Grande do Sul é encontrada morta

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul confirmou a morte da menina Bianca Zanella, de 11 anos, que caiu de uma altura de 70 metros em uma área do Cânion da Fortaleza, no Parque Nacional d

11 de Julho, 2025