30 de Janeiro, 2026 15h01mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

Praia do Rio Vermelho recebe mutirão de limpeza no domingo

Com o aumento do fluxo de pessoas nas praias de Salvador, resíduos como plástico, vidro e metal se acumulam na faixa de areia e acabam parando no oceano. Esse material afeta a fauna marinha, compromete o ecossistema costeiro e também a qualidade da água. Por isso, a limpeza da praia do Rio Vermelho surge como uma ação prática de contenção desses danos e de alerta para um problema que se repete ao longo do ano, como explica a oceanógrafa Mariana Fontoura, da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia

Com o aumento do fluxo de pessoas nas praias de Salvador, resíduos como plástico, vidro e metal se acumulam na faixa de areia e acabam parando no oceano.

Esse material afeta a fauna marinha, compromete o ecossistema costeiro e também a qualidade da água. Por isso, a limpeza da praia do Rio Vermelho surge como uma ação prática de contenção desses danos e de alerta para um problema que se repete ao longo do ano, como explica a oceanógrafa Mariana Fontoura, da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia. 

"Nós temos tanto risco relacionado aos animais quanto à saúde humana também. Tem muitos animais que confundem, por exemplo, o plástico com o alimento, que é o caso da tartaruga. Mas também muitos animais podem ficar presos em linhas e rede de pesca, podem ficar sufocados por aqueles lacres de tampa de garrafa, podem acabar se ferindo com todo esse material e acabar se machucando e até morrendo em alguns casos. Mas ele [o lixo] também oferece um risco para a gente. Quando a gente anda pela praia cheia de resíduos e de sujeira, a gente pode, por exemplo, pisar no espeto de palito de churrasco, a gente pode pisar no vidro. Essa grande quantidade de resíduos também atrai ratos e baratas e outros animais que vem com determinadas doenças. Então a proposta é exatamente levantar o debate e provocar a reflexão das pessoas nessas festas populares com um mutirão de limpeza."

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Além da retirada do lixo, a ação envolve a participação direta da comunidade, com voluntários, pescadores e jovens que vão coletar e selecionar os resíduos para reciclagem. Parte do material recolhido também vai ganhar um novo sentido ao ser transformado em obra de arte. 

Publicidade

"O artista que a gente convoca para poder participar dessa ação é o André Fernandes. Ele produz esculturas que ficarão expostas nos dias 1 e 2 de fevereiro e que serão feitas a partir desses materiais coletados. Uma das principais mensagens é exatamente ressignificar esse material porque ele está ali naquele ambiente, provocando todo o impacto social e ambiental, e ele é transformado em arte, ou seja, também é uma reflexão de que a gente pode fazer outros usos."

O mutirão de limpeza acontece neste domingo (1º), das 7h30h ao meio-dia, na praia do Rio Vermelho, próximo à casa de Iemanjá, em Salvador. A participação é aberta ao público.  

2:32

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Corpo de adolescente que desapareceu no mar é liberado pelo IML do Rio

O Instituto Médico-Legal (IML) confirmou que o corpo encontrado nessa terça-feira (6) por bombeiros, em Copacabana (altura do posto 3), é de Luiz Gabriel de Souza Silva, de 14 anos

07 de Janeiro, 2026

Centro Histórico de Salvador tem programação de Dia do Forró no sábado

O Centro Histórico de Salvador recebe neste sábado um show especial em celebração ao Dia do Forró. O encontro vai reunir os cantores Jeanne Lima, Tico e Luana Ingry, que revela as suas expectativ

12 de Dezembro, 2025

Cinco criminosos do Comando Vermelho foram presos esta semana no Rio

As forças de segurança do Rio prenderam, nesta semana, cinco lideranças do tráfico de drogas do Comando Vermelho, que vieram para o Rio se esconder e comandar as ações do tráfico de drogas em s

10 de Janeiro, 2026