03 de Outubro, 2025 19h10mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

Governo federal reconhece a situação de emergência em 54 cidades

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu, nesta quinta-feira, a situação de emergência em 54 cidades brasileiras. São municípios que enfrentam diferentes tipos de desastres em várias regiões do país. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, permite que as prefeituras solicitem ajuda do Governo Federal para ações de defesa civil

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu, nesta quinta-feira, a situação de emergência em 54 cidades brasileiras. 

São municípios que enfrentam  diferentes tipos de desastres em várias regiões do país. 

A decisão, publicada no Diário Oficial da União, permite que as prefeituras solicitem ajuda do Governo Federal para ações de defesa civil.

Nos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe, as cidades enfrentam, em geral, estiagem e a seca.  A falta de chuva  prejudica a agricultura, o abastecimento de água e a criação de animais.

Publicidade

Alguns municípios também foram atingidos por vendavais e tempestades nos estados do Mato Grosso, Paraná e Pará, onde alguns municípios  registraram alagamentos e outros danos.

Já em outras localidades nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as fortes chuvas provocaram diversos estragos. A cidade de Pirapora do Bom Jesus, em São Paulo, teve a emergência reconhecida por causa de deslizamentos de terra.

Entre as medidas que as prefeituras vão poder adotar com os recursos do Governo Federal estão a compra de cestas básicas, água potável, refeições para equipes de voluntários, kits de higiene pessoal, de limpeza e de dormitório. 

1:29

Publicidade

Notícias relacionadas

MIDR reconhece situação de emergência em 21 municípios

O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu situação de emergência em 21 cidades afetadas por desastres nos estados do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Pará, Paraí

10 de Dezembro, 2025

Defesa Civil alerta para temporais em SP a partir desta terça-feira

A Defesa Civil de São Paulo emitiu nesta segunda-feira (15) um alerta sobre o avanço de uma nova frente fria no estado que deve provocar chuva forte, raios, rajadas de vento e queda na temperatura

15 de Dezembro, 2025

Volta a chover em São Paulo e número de pessoas sem luz aumenta

A região metropolitana de São Paulo registrou chuvas e ventania do final da manhã até o meio da tarde desta sexta-feira (12). Com chuva, ainda que mais branda do que a observada nos últimos dias,

12 de Dezembro, 2025