08 de Setembro, 2025 12h09mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

IBGE quer mapear áreas verdes em territórios urbanos do Brasil

Mapear as áreas verdes urbanas no Brasil. Essa é a proposta inédita do IBGE lançada nesta segunda-feira (8). O instituto realizou um levantamento experimental em duas cidades, para apresentar a discussão metodológica da investigação. Guarulhos, em São Paulo, e Palmas, no Tocantins foram as cidades escolhidas como áreas-teste. A opção por esses municípios se deu pelas diferenças regionais, tanto pela formação das cidades quanto em relação ao clima e vegetação

Mapear as áreas verdes urbanas no Brasil. Essa é a proposta inédita do IBGE lançada nesta segunda-feira (8). O instituto realizou um levantamento experimental em duas cidades, para apresentar a discussão metodológica da investigação. 

Guarulhos, em São Paulo, e Palmas, no Tocantins foram as cidades escolhidas como áreas-teste. A opção por esses municípios se deu pelas diferenças regionais, tanto pela formação das cidades quanto em relação ao clima e vegetação.  

A metodologia usou a definição de Áreas Verdes Urbanas do Código Florestal Brasileiro, a qual considera áreas públicas ou privadas de vegetação, naturais ou recuperadas, que possuem uma destinação no planejamento urbano diferente de loteamentos e moradias.  

A classificação de áreas verdes seguiu a proposta do Ministério do Meio Ambiente e de Mudança do Clima, que contempla diferentes tipos, como parques, praças, canteiros, dentre outros, e os serviços que podem oferecer, a exemplo de recreação e de regulação climática.

Para a área de mapeamento, foi considerada uma delimitação que segue o padrão internacional da ONU-Habitat pautado em densidade demográfica e tamanho da população em áreas contínuas.

Publicidade

Resultados

A partir dessas informações, os pesquisadores verificaram que existem em Guarulhos cerca de 7 mil hectares de Áreas Verdes Urbanas, o que representa 45% das áreas urbanizadas do município, levando em conta a área de 800 metros em torno do centro urbano.

Já em Palmas, o total de Áreas Verdes Urbanas foi de cerca de 5,1 mil hectares, considerando a área de mapeamento com o entorno de 800 metros do centro urbano, o que representa 49% do total de áreas urbanizadas da cidade.

O levantamento usa o ano de 2022 como referência para as informações. Com os resultados dessa investigação experimental e futuros aprimoramentos, a equipe técnica do IBGE tem como objetivo propor uma metodologia adequada para ser aplicada às áreas verdes de todo território nacional.

2:09

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Ampliação do número de carteiras assinadas é sustentada, diz IBGE

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado do Brasil cresceu 2,6%, com a inclusão de 1 milhão de trabalhadores, no trimestre encerrado em novembro, número recorde, conforme o

30 de Dezembro, 2025

Preço da hospedagem em Belém quase triplicou em novembro, diz IBGE

O preço da hospedagem na região metropolitana de Belém subiu 178,93% no mês de novembro. A explicação está no fato de a capital paraense ter se tornado praticamente a capital mundial das quest

10 de Dezembro, 2025

Produção industrial reverte queda e sobe 0,1% em outubro, mostra IBGE

A produção de petróleo, minério de ferro e gás natural ajudou a indústria brasileira a crescer 0,1% em outubro na comparação com setembro. O resultado reverte queda de 0,4% identificada no mê

02 de Dezembro, 2025