11 de Julho, 2025 22h07mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

Rio Negro inicia vazante em Manaus, mas alagamentos persistem

O Rio Negro iniciou o processo de vazante em Manaus nesta sexta-feira, ao atingir 28 metros e 99 centímetros — uma redução de seis centímetros em relação ao pico da cheia registrado no último sábado. Esse recuo marca o início do período de descida das águas, fenômeno típico entre julho e novembro, segundo o Serviço Geológico do Brasil

O Rio Negro iniciou o processo de vazante em Manaus nesta sexta-feira, ao atingir 28 metros e 99 centímetros — uma redução de seis centímetros em relação ao pico da cheia registrado no último sábado.

Esse recuo marca o início do período de descida das águas, fenômeno típico entre julho e novembro, segundo o Serviço Geológico do Brasil.

Mesmo com a baixa no nível, os efeitos da cheia ainda são sentidos em diversos pontos da capital amazonense, como no Centro e em bairros da Zona Sul, onde ruas seguem alagadas e a locomoção dos moradores continua comprometida.

No interior do Amazonas, 42 municípios permanecem em situação de emergência por conta da cheia dos rios — especialmente nas calhas do Juruá, Purus, Madeira, Solimões e o Rio Negro.

Publicidade

Para enfrentar a crise, o governo do Estado já distribuiu cestas básicas, caixas d'água, medicamentos, purificadores e equipamentos de saúde para dezenas de municípios.

O monitoramento segue ativo. Apesar do início da vazante, o cenário ainda exige atenção diante dos impactos sociais e estruturais causados pelas inundações nas últimas semanas.

1:12

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Qualidade da água melhora em praias tradicionais do Rio de Janeiro

Baixar Tocar A realidade de tradicionais praias do Rio de Janeiro, antes poluídas, começa a mudar. O Inea, Instituto Estadual do Ambiente, registrou avanços significativos na balneabilidade das pra

30 de Maio, 2025

Polícia do Rio inicia segunda fase de devolução de celulares roubados

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deu início à segunda etapa de devolução de celulares recuperados a seus legítimos proprietários. As vítimas de roubos e furtos de aparelhos estão sendo conta

18 de Julho, 2025

PM do Rio apreende fuzis e granadas em ação contra o crime organizado

A Polícia Militar apreendeu nesta segunda-feira (14) sete fuzis, duas pistolas e 11 granadas em ação contra o crime organizado em três comunidades da zona norte da capital e na Baixada Fluminense.

14 de Julho, 2025