05 de Julho, 2025 16h07mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

Ministério registra morte de 222 cavalos após ingestão de Nutratta

O Ministério da Agricultura e Pecuária informa que ao menos 222 cavalos, em cinco estados diferentes, morreram recentemente por suspeita de terem ingerido rações fabricadas pela empresa Nutratta Nutrição Animal. A Fiscalização Federal Agropecuária iniciou as investigações em 26 de maio, após a primeira comunicação sobre a ocorrência de mortes de equinos feita por meio da Ouvidoria do Ministério da Agricultura e Pecuária

O Ministério da Agricultura e Pecuária informa que ao menos 222 cavalos, em cinco estados diferentes, morreram recentemente por suspeita de terem ingerido rações fabricadas pela empresa Nutratta Nutrição Animal.

A Fiscalização Federal Agropecuária iniciou as investigações em 26 de maio, após a primeira comunicação sobre a ocorrência de mortes de equinos feita por meio da Ouvidoria do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Em São Paulo, foram registrados 83 casos; no Rio de Janeiro, 69; em Alagoas, 65; Goiás, 4 e Minas Gerais, 1.

Atualmente, o ministério investiga novas informações sobre dezenas de outras mortes, mas a apuração encontra dificuldades pela ausência de comunicação formal via Ouvidoria, que é o canal oficial para registro das denúncias.

Outra dificuldade diz respeito à evolução clínica dos equinos, marcada por insuficiência hepática seguida de piora repentina, o que tem tornado ainda mais complexa a estimativa precisa do número total de óbitos.

Publicidade

Após fiscalizações no único estabelecimento da empresa Nutratta Nutrição Animal foram constatadas irregularidades que motivaram a suspensão cautelar da fabricação de todas as rações da empresa; além de alimentação para equinos, rações para ruminantes.

O Ministério da Agricultura e Pecuária suspendeu ainda a comercialização de todos os produtos elaborados pela empresa. A fabricante entrou com um mandado de segurança contra as medidas adotadas, e o ministério prestou esclarecimento ao Poder Judiciário. A decisão judicial ainda não foi proferida.

Em nota oficial, o Mapa reafirma seu compromisso com a proteção da saúde animal e com a cadeia de produção agropecuária no país. Denúncias relacionadas ao caso devem ser enviadas por meio da ouvidoria, no endereço: gov.br/ouvidorias.  

2:17

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Rio de Janeiro registra mais uma morte causada pela febre do Oropouche

Baixar Tocar Mais uma pessoa morreu no estado do Rio de Janeiro em decorrência da febre do Oropouche. A vítima é uma mulher de 38 anos, moradora de Nilópolis, na Baixada Fluminense. A amostra foi

05 de Junho, 2025

Julgamento sobre morte de Maradona é anulado após escândalo com juíza

O processo de homicídio contra a equipe médica de Diego Maradona foi declarado nulo, disseram seus advogados na quinta-feira (29). A morte em 2020 do astro do futebol argentino por insuficiência ca

29 de Maio, 2025

Zoológico de Brasília reabre ao público após casos de gripe aviária

O Zoológico de Brasília reabriu ao público nesta segunda-feira (7). O local ficou fechado por mais de um mês, depois da morte de duas aves silvestres por gripe aviária: um irerê, em 28 de maio;

07 de Julho, 2025