07 de Janeiro, 2026 20h01mInternacional por Rádio Agência Nacional

EUA seguem ameaçando a Groenlândia e falam em compra do território

Os Estados Unidos continuam a ameaçar a Groenlândia. Nesta quarta-feira (7), a secretária de Imprensa do governo de Donald Trump, Karoline Leavitt, disse que todas as opções estão sendo analisadas, incluindo a compra do território. A Groenlândia é uma ilha, com governo autônomo, que faz parte do Reino da Dinamarca. Ela fica próxima ao norte do Canadá, e a maior parte do território está na região do Círculo Polar Ártico. A ilha é rica em minérios e petróleo

Os Estados Unidos continuam a ameaçar a Groenlândia. Nesta quarta-feira (7), a secretária de Imprensa do governo de Donald Trump, Karoline Leavitt, disse que todas as opções estão sendo analisadas, incluindo a compra do território.

A Groenlândia é uma ilha, com governo autônomo, que faz parte do Reino da Dinamarca. Ela fica próxima ao norte do Canadá, e a maior parte do território está na região do Círculo Polar Ártico. A ilha é rica em minérios e petróleo.

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, também declarou que deve se reunir com líderes dinamarqueses na próxima semana, mas que Donald Trump não descarta a conquista do território por meios militares.

Otan

A Dinamarca faz parte da aliança militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan, assim como os Estados Unidos. A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, declarou, nesta semana, que, se os Estados Unidos atacarem outro país da Otan, será o fim da organização. Ela já havia afirmado que a ilha não está à venda.

Oito países europeus que participam da Otan publicaram comunicado conjunto defendendo a soberania da Dinamarca sobre a Groenlândia. Ainda reforçaram que a segurança do Ártico deve ser alcançada coletivamente pelos aliados da Otan e pelos Estados Unidos, mas garantindo a soberania e a integridade territorial dos países.

O primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik, agradeceu o apoio dos aliados europeus e pediu aos Estados Unidos diálogo respeitoso pelas vias democráticas, garantindo a integridade da região.

Publicidade

Donald Trump

Donald Trump desconsiderou, nesta quarta-feira, as reações dos países europeus frente a sua intenção de anexar a Groenlândia. Segundo ele, China e Rússia não têm medo da Otan sem os Estados Unidos. O mandatário disse ainda que, sem sua intervenção, a Rússia teria toda a Ucrânia.

As principais potências europeias apoiam os ucranianos frente a guerra contra a Rússia. Um dos argumentos russos para a invasão da Ucrânia seria a inclusão do país como membro da Otan.

*Com informações da Agência Brasil e da Reuters

2:21

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Sheinbaum diz rejeitar qualquer ação dos EUA em território mexicano

A presidenta do México, Claudia Sheinbaum, afirmou, nesta segunda-feira (12), que rejeita qualquer ação dos Estados Unidos no território mexicano. Em conversa por telefone com o presidente estadun

12 de Janeiro, 2026

Após ameaçar Groenlândia, Trump menospreza peso de europeus na Otan

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, menosprezou as reações de países europeus membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) contras as ameaças de Washington para

07 de Janeiro, 2026

Agentes do ICE matam homem durante protesto em Minneapolis, nos EUA

Um homem baleado por um agente do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) morreu neste sábado (24) em Minneapolis, após ser levado ao hospital

24 de Janeiro, 2026