05 de Janeiro, 2026 20h01mInternacional por Rádio Agência Nacional

EUA: no Tribunal Federal, Maduro se declara prisioneiro de guerra

Em audiência de custódia no Tribunal Federal de Nova Iorque, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou ser inocente, um homem descente e prisioneiro de guerra. Maduro foi sequestrado no sábado, após um ataque militar dos Estados Unidos a Venezuela, e levado à força para os Estados Unidos, onde está preso em Nova Iorque

Em audiência de custódia no Tribunal Federal de Nova Iorque, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou ser inocente, um homem descente e prisioneiro de guerra.

Maduro foi sequestrado no sábado, após um ataque militar dos Estados Unidos a Venezuela, e levado à força para os Estados Unidos, onde está preso em Nova Iorque.

Durante a audiência, Maduro e sua esposa, Cília Flores, foram oficialmente notificados das acusações de narcoterrorismo, tráfico internacional de drogas e uso de armamento pesado. Maduro negou todas as acusações.

A primeira-dama, Cília Flores, também se declarou inocente das acusações contra ela e pediu uma visita consular para o casal.

Maduro declarou ainda ser o presidente legítimo da Venezuela e denunciou a captura por militares estadunidenses. Segundo ele, o real objetivo de Donald Trump é se apoderar dos recursos minerais estratégicos de seu país. A Venezuela detém as maiores reservas de petróleo do mundo, além de uma grande quantidade de gás natural e ouro.

Maduro e sua esposa foram mantidos presos após a audiência de custódia. Os dois estão no Centro Metropolitano de Detenção, em Manhattan.

Publicidade

A defesa de Maduro e Cília disse que não pretende pedir a liberação do casal sob fiança neste momento.

Uma segunda audiência judicial foi marcada para o dia 17 de março.

Com informações da Agência Brasil

1:39

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

"Sou um prisioneiro de guerra", diz Maduro à Justiça dos EUA

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, refutou, nesta segunda-feira (5), as acusações de envolvimento com narcoterrorismo, tráfico internacional de drogas e uso de armamento pesado

05 de Janeiro, 2026

Venezuelanos no exterior reagem a ataque dos EUA e queda de Maduro

O ataque dos Estados Unidos que resultou na captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, na madrugada de sábado (3), levou manifestantes às ruas em diversas cidades do mundo neste fim de sem

04 de Janeiro, 2026

Trump diz que muita gente morreu no ataque à Venezuela

Em discurso para os deputados do Partido Republicano, nesta terça-feira, em Washington, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump elogiou o ataque à Venezuela para sequestrar o presidente NicolÃ

06 de Janeiro, 2026