04 de Janeiro, 2026 16h01mInternacional por Rádio Agência Nacional

Brasil e cinco países publicam declaração conjunta sobre Venezuela

Brasil, Chile, Colômbia, México, Uruguai e Espanha publicaram uma declaração conjunta neste domingo (4), após o presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa serem capturados em Caracas e serem mantidos sob custódia em uma prisão, em Nova York, nos Estados Unidos. Os seis países reafirmaram a adesão aos princípios da Carta das Nações Unidas, e manifestaram "profunda preocupação" e rejeição às ações militares unilaterais conduzidas pelos Estados Unidos

Brasil, Chile, Colômbia, México, Uruguai e Espanha publicaram uma declaração conjunta neste domingo (4), após o presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa serem capturados em Caracas e serem mantidos sob custódia em uma prisão, em Nova York, nos Estados Unidos.

Os seis países reafirmaram a adesão aos princípios da Carta das Nações Unidas, e manifestaram "profunda preocupação" e rejeição às ações militares unilaterais conduzidas pelos Estados Unidos.

Segundo a declaração, as ações do governo norte-americano violam os princípios do direito internacional, em especial, o uso da força e o respeito à soberania territorial dos Estados. Os seis países manifestam preocupação com qualquer tentativa de controle ou apropriação externa de recursos naturais ou estratégicos. Isso poderia ameaçar a estabilidade política, econômica e social da região.

Publicidade

A invasão e captura de Maduro seria um precedente "extremamente perigoso" para a paz e segurança regional, além de colocar em risco a população civil. Os países declararam ainda que a situação na Venezuela deve ser resolvida exclusivamente por meios pacíficos, de negociação e respeito à vontade do povo venezuelano, sem interferência externa.

No documento, Brasil, Chile, Colômbia, México, Uruguai e Espanha pediram também que o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, e os Estados-Membros de mecanismos multilaterais atuem para redução das tensões e a paz na região.

1:34

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Em comunicado, Brasil e mais cinco países condenam ataque à Venezuela

Em comunicado conjunto divulgado neste domingo (4), Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México e Uruguai condenaram o ataque militar orquestrado pelos Estados Unidos contra a Venezuela

04 de Janeiro, 2026

Brasil no Mundo analisa ofensiva dos EUA sobre Venezuela

A TV Brasil apresenta neste domingo (11), às 19h30, uma edição inédita do programa Brasil no Mundo

11 de Janeiro, 2026

Por telefone Gustavo Petro e Lula conversam sobre a Venezuela

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, telefonou, nesta quinta-feira, para o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o Palácio do Planalto, o assunto foi a situação na Ve

08 de Janeiro, 2026