31 de Dezembro, 2025 13h12mInternacional por Rádio Agência Nacional

Brasil recebe mais um voo com brasileiros deportados dos EUA

Neste ano de 2025, o Brasil acolheu mais de 3 mil brasileiros em situação de vulnerabilidade, principalmente vindos dos Estados Unidos. Nesta noite do último dia do ano, mais um avião deve chegar ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, Minas Gerais, trazendo mais uma leva de repatriados. Não foi confirmada a quantidade de brasileiros desta vez. No último voo, na semana passada, foram acolhidos 81 brasileiros

Neste ano de 2025, o Brasil acolheu mais de 3 mil brasileiros em situação de vulnerabilidade, principalmente vindos dos Estados Unidos. Nesta noite do último dia do ano, mais um avião deve chegar ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, Minas Gerais, trazendo mais uma leva de repatriados.

Não foi confirmada a quantidade de brasileiros desta vez. No último voo, na semana passada, foram acolhidos 81 brasileiros. A chegada do novo voo vindo dos EUA está prevista, neste 31 de dezembro, para às 19h45. A deportação é feita pelo governo norte-americano.

Já o governo brasileiro organizou uma acolhida humanitária, coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos, em parceria com outros órgãos federais. Na chegada ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, os repatriados terão acesso a atendimento médico, psicológico, alimentação, kits de higiene, apoio psicossocial e transporte para suas cidades de origem.

Publicidade

Desde o início de 2025, foram ao todo 37 dessas operações. A princípio, com dois voos por mês. A partir do segundo semestre, passaram a ser realizados de quatro a cinco voos mensais. 

De acordo com a coordenadora-geral de Promoção dos Direitos das Pessoas Migrantes, Refugiadas e Apátridas, Ana Maria Gomes, a previsão é manter esse ritmo semanal para as próximas chegadas de repatriados.

1:26

Publicidade

Notícias relacionadas

Brasil no Mundo analisa ofensiva dos EUA sobre Venezuela

A TV Brasil apresenta neste domingo (11), às 19h30, uma edição inédita do programa Brasil no Mundo

11 de Janeiro, 2026

"Sou um prisioneiro de guerra", diz Maduro à Justiça dos EUA

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, refutou, nesta segunda-feira (5), as acusações de envolvimento com narcoterrorismo, tráfico internacional de drogas e uso de armamento pesado

05 de Janeiro, 2026

Cem turistas brasileiros deixaram a Venezuela após ataque dos EUA

O governo brasileiro informou, neste sábado (3), que 100 brasileiros que faziam turismo na Venezuela cruzaram a fronteira com o Brasil, em Roraima, após os ataques dos Estados Unidos (EUA) contra o

03 de Janeiro, 2026