15 de Agosto, 2025 20h08mInternacional por Agência Brasil

Trump e Putin encerram reunião sem acordo, mas com diálogo "produtivo"

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, fizeram um pronunciamento no início da noite desta sexta-feira (15) no qual afirmaram que estão em busca de um acordo para o fim da guerra na Ucrânia, porém não detalharam como

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, fizeram um pronunciamento no início da noite desta sexta-feira (15) no qual afirmaram que estão em busca de um acordo para o fim da guerra na Ucrânia, porém não detalharam como seria esse entendimento. 

"Ainda não há um acordo fechado. Quando houver, vou ligar para Otan e para outras pessoas também, para o Zelensky [presidente da Ucrânia] também", disse Trump.

Donald Trump e Vladimir Putin reuniram-se no Alasca, com o objetivo de fechar um cessar-fogo na Ucrânia, mas com uma oferta de última hora de Putin de um possível acordo nuclear também na mesa.

A reunião dos líderes da Rússia e dos EUA ocorreu em uma base da Força Aérea da época da Guerra Fria. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky não foi convidado para o encontro.

Segundo Trump, houve "grandes progressos" durante a reunião.

Publicidade

"Houve muitos, muitos pontos com os quais concordamos, a maioria deles, eu diria, alguns grandes que ainda não chegamos lá, mas fizemos alguns progressos", disse a repórteres durante uma coletiva de imprensa conjunta após o encontro.

Já Putin afirmou que um acordo entre os países pode levar ao fim da guerra na Ucrânia.

"O acordo é o começo para uma solução na Ucrânia e para devolver o ritmo e o caminho para nossas relações", disse o presidente russo. 

* Com informações da Reuters

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Trump indica diálogo com vice e descarta líder da oposição venezuelana

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou um possível diálogo com a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, do grupo político do agora presidente deposto e raptado Nicolás Mad

03 de Janeiro, 2026

Ação de Trump nas Américas favorece Putin na Ucrânia, diz historiador

A invasão da Venezuela pelos Estados Unidos (EUA) e as ameaças de Donald Trump contra Colômbia, Groenlândia e México favorecem o avanço militar da Rússia contra a Ucrânia, avalia o historiador

09 de Janeiro, 2026

Lula conversa com Putin sobre Venezuela pós ataques dos EUA

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Rússia, Vladimir Putin, conversaram nesta quarta-feira (14), por telefone, sobre a situação na Venezuela após o ataque dos Estados Unidos

14 de Janeiro, 2026