27 de Julho, 2025 16h07mInternacional por Rádio Agência Nacional

Sob pressão em função da fome em Gaza, Israel anuncia pausa militar

As Forças de Defesa de Israel divulgaram, neste domingo (27), pela rede social X, uma mensagem em que anunciam uma pausa militar tática em três áreas da Faixa de Gaza para fins humanitários. Além disso, refutaram a acusação de provocar fome deliberada entre os palestinos e publicaram imagens do lançamento aéreo de alimentos, medicamentos e produtos essenciais

As Forças de Defesa de Israel divulgaram, neste domingo (27), pela rede social X, uma mensagem em que anunciam uma pausa militar tática em três áreas da Faixa de Gaza para fins humanitários.

Além disso, refutaram a acusação de provocar fome deliberada entre os palestinos e publicaram imagens do lançamento aéreo de alimentos, medicamentos e produtos essenciais.

De acordo com o comunicado israelense, as ações de entrega de ajuda humanitária estão sendo realizadas em coordenação com organismos internacionais, indicando que serão estabelecidos corredores humanitários para facilitar a movimentação segura das caravanas da ONU, Organização das Nações Unidas, que atendem à população.

Após o anúncio, vários caminhões com mantimentos começaram a se deslocar em direção a Gaza a partir do Egito. O exército jordaniano informou que dois aviões da Jordânia e um dos Emirados Árabes Unidos lançaram 25 toneladas de ajuda humanitária sobre Gaza neste domingo.

No entanto, o chefe da Agência da ONU para refugiados palestinos, Philippe Lazzarini, informou que a ajuda área lançada por Israel não foi significativa.

Publicidade

Telaviv tem enfrentado pressão internacional por conta do agravamento da crise de fome em Gaza, sob bloqueio desde março.

Já são quase 60 mil pessoas mortas e 145 mil feridas desde que Israel invadiu a região, em outubro de 2023, após os ataques do Hamas. De acordo com a Agência da ONU para os refugiados palestinos, uma em cada cinco crianças em Gaza está subnutrida.

Nesse sábado, o Ministério da Saúde de Gaza informou que, no total, 127 pessoas já morreram por não ter o que comer, sendo 85 crianças. 

1:55

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Israel comete genocídio em Gaza, diz associação de estudiosos

A Associação Internacional de Estudiosos do Genocídio (IAGS) afirmou que Israel comete genocídio na Faixa de Gaza

01 de Setembro, 2025

Governo brasileiro critica plano de expansão militar de Israel em Gaza

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota neste sábado (09) na qual o governo brasileiro "deplora a decisão do governo israelense de expandir as operações militares na Faixa de Gaza, i

09 de Agosto, 2025

FAO aponta fome generalizada e catástrofe humanitária na Faixa de Gaza

A fome entre palestinos na Faixa de Gaza atingiu o patamar 5, o mais grave na classificação sobre segurança alimentar. Isso significa que a população no território vive uma catástrofe humanitá

29 de Julho, 2025