26 de Junho, 2025 12h06mInternacional por Rádio Agência Nacional

Representantes de países celebram 80 anos da Carta da ONU

Representantes de todo o mundo vão celebrar nesta quinta-feira, 26 de junho, os 80 anos da Carta da ONU — documento que confirmou a criação da Organização das Nações Unidas. O documento que rege a organização foi elaborado em 1945 na Conferência sobre Organização Internacional em São Francisco, nos Estados Unidos, e entrou em vigor em 24 de outubro do mesmo ano. O Brasil foi um dos 50 países que firmaram o texto durante a conferência

Representantes de todo o mundo vão celebrar nesta quinta-feira, 26 de junho, os 80 anos da Carta da ONU — documento que confirmou a criação da Organização das Nações Unidas.

O documento que rege a organização foi elaborado em 1945 na Conferência sobre Organização Internacional em São Francisco, nos Estados Unidos, e entrou em vigor em 24 de outubro do mesmo ano. O Brasil foi um dos 50 países que firmaram o texto durante a conferência. A carta inclui o conceito de igualdade de gênero em sua redação introdutória, e este é um aspecto que está sendo lembrado no evento “O 80º Aniversário da Carta da ONU: O Legado da Igualdade de Gênero”, que acontece em Nova York. O Brasil está representado no evento pelo embaixador Sérgio Danese.

Como parte da cerimônia, registros fotográficos resgatam o papel das quatro mulheres que ajudaram a redigir a Carta, dentre elas a bióloga e diplomata brasileira Bertha Lutz.

A escritora e jornalista Angélica Kalil, autora do livro “Bertha Lutz e a Carta da ONU”, resgatou em sua obra justamente a defesa que Lutz encabeçava pela inclusão das mulheres em espaços de poder e decisão.

Publicidade

"Eu acho que a Bertha estaria caminhando hoje para defesa, para união desse conceito de direito das mulheres e e de participação das mulheres na sociedade. E por que que isso é importante? Porque a gente tá vendo que esse mundo, onde só os homens decidem, é um mundo que tá em colapso; não deu certo esse modelo. Para que a gente se encaminhe para um mundo de paz, de igualdade, de respeito entre os povos, as mulheres precisam estar nos espaços de decisão política e escolher também os rumos da humanidade".

Outro objetivo do evento na sede da ONU é refletir sobre os desafios para 2026, quando a organização internacional vai escolher a nova liderança da Secretaria Geral. Muitos analistas já debatem sobre a possível eleição de uma mulher para liderar a organização, após nove homens comandarem a casa. O atual representante, secretário-geral António Guterres, assumiu o cargo em 1º de janeiro de 2017 e está atualmente em seu segundo mandato.

A escolha do secretário-geral da ONU é feita, inicialmente, pelo Conselho de Segurança — que depois recomenda o nome para votação na Assembleia Geral.

2:49

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Apresentações marcam 80 anos da Academia Brasileira de Música

Terminam neste sábado (19) as apresentações em comemoração aos 80 anos da Academia Brasileira de Música. Fundada pelo maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, a instituição, sem fins lucrativo

18 de Julho, 2025

Rio vacina maiores de 80 anos contra nova cepa da covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) começou a vacinar idosos a partir de 80 anos nesta segunda-feira (19) contra a variante JN.1 da covid-19

19 de Maio, 2025

Agência atômica da ONU convoca reunião de emergência para esta segunda

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, informou, neste domingo (22),que convocou uma reunião de emergência para a manhã desta segunda-feira (23

22 de Junho, 2025