13 de Maio, 2025 10h05mInternacional por Agência Brasil

Venezuelanos deportados devem estar detidos em El Salvador, diz ONU

As Nações Unidas têm informações de que mais de 100 venezuelanos deportados dos Estados Unidos estão sendo mantidos em um centro de alta segurança em El Salvador, onde enfrentam possíveis violações de direitos humanos, disse o chefe de direitos humanos da

As Nações Unidas têm informações de que mais de 100 venezuelanos deportados dos Estados Unidos estão sendo mantidos em um centro de alta segurança em El Salvador, onde enfrentam possíveis violações de direitos humanos, disse o chefe de direitos humanos da ONU, Volker Turk, em comunicado nesta terça-feira (13).

O destino e o paradeiro de pelo menos outros 245 venezuelanos e cerca de 30 salvadorenhos enviados a El Salvador durante a campanha de deportação do presidente dos EUA, Donald Trump, ainda não estão claros, acrescentou o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).

Trump invocou a Lei de Inimigos Estrangeiros de 1798 para deportar rapidamente supostos membros de gangues criminosas, incluindo o Tren de Aragua da Venezuela, que seu governo rotula como grupo terrorista.

Pelo menos 142 mil pessoas foram deportadas dos EUA entre 20 de janeiro e 29 de abril, de acordo com ACNUDH, citando dados oficiais dos EUA.

O ACNUDH disse que informações de familiares e advogados de venezuelanos deportados indicaram que muitos estão agora detidos no Centro de Confinamento de Terrorismo de El Salvador.

O presidente Nayib Bukele se ofereceu para encarcerar criminosos deportados dos EUA no centro, uma mega-prisão intencionalmente isolada das áreas urbanas que pode acomodar até 40 mil detentos.

Publicidade

"Essa situação levanta sérias preocupações com relação a uma ampla gama de direitos que são fundamentais para as leis internacionais e dos EUA", disse Volker Turk.

Ele acrescentou que os deportados para El Salvador ainda não conseguiram contestar efetivamente sua detenção.

Turk disse que os detidos na instalação estavam sendo tratados com dureza e muitos não haviam sido informados da intenção das autoridades dos EUA de deportá-los para serem detidos em um terceiro país.

O ACNUDH afirmou que está pedindo ao governo de El Salvador que lhe conceda acesso ao centro.

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

EUA: ONU critica deportação ilegal e alerta para violação de direitos

As Nações Unidas têm informações de que mais de 100 venezuelanos deportados dos Estados Unidos estão sendo mantidos em um centro de alta segurança em El Salvador, onde enfrentam possíveis viol

13 de Maio, 2025

Instalações nucleares não devem ser atacadas, diz ONU sobre Irã

Os ataques de Israel contra instalações nucleares do Irã preocupam a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) das Nações Unidas (ONU)

13 de Junho, 2025

Guerra entre Rússia e Ucrânia matou quase mil civis em seis meses

As vítimas civis na guerra entre Rússia e Ucrânia, que já está em seu quarto ano, vêm aumentando nos últimos meses. Entre dezembro do ano passado e maio deste ano, 986 civis foram mortos e mais

01 de Julho, 2025