22 de Maio, 2025 20h05mGeral por Rádio Agência Nacional

Gripe aviária: granja afetada inicia 28 dias de vazio sanitário

Baixar Tocar A granja comercial de Montenegro, no Rio Grande do Sul, iniciou o período de 28 dias de vazio sanitário, nesta quinta-feira (22), com a conclusão da desinfecção realizada pelo serviço veterinário oficial. No local, foi confirmado, no último dia 16, o primeiro foco de gripe aviária do país em uma granja comercial

A granja comercial de Montenegro, no Rio Grande do Sul, iniciou o período de 28 dias de vazio sanitário, nesta quinta-feira (22), com a conclusão da desinfecção realizada pelo serviço veterinário oficial.

No local, foi confirmado, no último dia 16, o primeiro foco de gripe aviária do país em uma granja comercial.

O Ministério da Agricultura e Pecuária informou que, no raio de 10 quilômetros da granja afetada, foram identificados 540 estabelecimentos rurais – dois deles também atuam com avicultura comercial. Todos os estabelecimentos foram vistoriados.

Caso não haja registro de novos focos de gripe aviária nesse intervalo de 28 dias, o Brasil poderá se autodeclarar livre da doença naquela região.

Também nesta quinta-feira, o governo do estado de Santa Catarina descartou um caso suspeito de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em um aviário comercial do município de Ipumirim, no Oeste do estado. O caso continua em investigação para diagnóstico final sobre a causa de mortalidade de aves da granja, o que deve acontecer dentro de uma semana.

Celles Regina de Matos, presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, comenta o caso:

Publicidade

"Outras amostras serão coletadas, a fim de que o ministério continue fazendo as análises e consiga fazer o diagnóstico final de qual patologia está acometendo aquelas aves. Mas a boa notícia é que não se trata de influenza aviária de alta patogenicidade. Desta forma, continuamos com o status de Santa Catarina como livre de influenza aviária em avicultura comercial".

Até o momento, 20 países adotaram a suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil após o registro do foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul.

Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão reduziram a restrição para a importação de carnes de aves brasileiras apenas para aquelas oriundas do estado gaúcho, medida também adotada por outros 12 países.

Emirados Árabes e Japão suspenderam importações apenas do município de Montenegro.

© Reuters/Jorge Silva/proibida reprodução Geral Caso não haja novos focos, exportações poderão ser retomadas Brasília 22/05/2025 - 20:45 Roberto Piza / Paulliny Fernandes Daniella Longuinho, da Rádio Nacional Gripe Aviária Montenegro Vazio Sanitário quinta-feira, 22 Maio, 2025 - 20:45 2:37

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

Começou nesta quinta-feira (22) o período de 28 dias de vazio sanitário na granja de Montenegro, no Rio Grande do Sul, onde foi detectado o primeiro foco de influenza aviária em granja comercial d

22 de Maio, 2025

Gripe aviária: barreiras de desinfecção são reduzidas no RS

Baixar Tocar O número de barreiras sanitárias contra a gripe aviária em Montenegro (RS) foi reduzido de sete para quatro nesta sexta-feira (23). Segundo a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuá

23 de Maio, 2025

MS descarta suspeita de gripe aviária em trabalhador de granja

Baixar Tocar O Ministério da Saúde descartou o caso suspeito de influenza aviária em um trabalhador da granja do município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, onde foi identificado foco da doenç

20 de Maio, 2025