29 de Abril, 2025 13h04mGeral por Rádio Agência Nacional

Aeroportos de Jericoacoara e Canoa Quebrada passam à gestão privada

Baixar Tocar No Ceará, dois dos aeroportos regionais mais utilizados para o turismo estão sob nova gestão privada. Os aeroportos de Jericoacoara, no município de Cruz, e de Canoa Quebrada, em Aracati, serão administrados por uma nova empresa, dispensada do processo de licitação, pelo prazo de um ano. O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial do Estado nessa segunda-feira (28)

No Ceará, dois dos aeroportos regionais mais utilizados para o turismo estão sob nova gestão privada. Os aeroportos de Jericoacoara, no município de Cruz, e de Canoa Quebrada, em Aracati, serão administrados por uma nova empresa, dispensada do processo de licitação, pelo prazo de um ano.

O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial do Estado nessa segunda-feira (28). O argumento para a contratação emergencial foi a rescisão “amigável" do antigo contrato com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no início do mês.

O destino turístico de Jericoacoara é famoso pelas dunas e lagoas, e fica a 270 Km da capital. Mais de 300 mil turistas passam pelo terminal por ano, segundo balanço divulgado recentemente.

Já o segundo aeroporto, em Aracati, fica a 170 km de Fortaleza. O destino turístico é conhecido pelo cultivo de camarão e pelas belas praias - a mais famosa é Canoa Quebrada. A movimentação no pequeno aeroporto tem sido irregular nos últimos anos, variando de 800 a 5 mil passageiros por ano.

Publicidade

A Superintendência de Obras Públicas contratou a empresa Dix Empreendimentos para "operação, administração, manutenção e conservação" dos dois aeroportos por mais de R$ 12 milhões.

A empresa dispensada de licitação já administra dezenas de aeroportos regionais, como os de São José do Rio Preto (SP), Fernando de Noronha (PE) e das capitais Belém e Macapá.

Outros oito aeroportos regionais cearenses estão em situação semelhante, também em processo de dispensa de licitação, pois eram administrados pela Infraero.

© Gessivando Costa Geral Contratação emergencial, sem licitação, vale por um ano São Luís 29/04/2025 - 13:03 Ana Lúcia Caldas/ Sumaia Villela Gabriel Corrêa - repórter da Rádio Nacional privatização de aeroportos concessão privada Ceará terça-feira, 29 Abril, 2025 - 13:03 1:41

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Crescimento de umbanda e candomblé reflete combate à intolerância

O número de adeptos de religiões afro-brasileiras, como umbanda e candomblé, no Brasil, deu um salto e mais que triplicou em dez anos

07 de Junho, 2025

Ana Maria Gonçalves e seu "Um Defeito de Cor" chegam à ABL

Com 30 dos 31 votos, a escritora Ana Maria Gonçalves foi eleita a primeira mulher negra a integrar a Academia Brasileira de Letras. Ela vai ocupar a cadeira n° 33 que foi do gramático, professor e

10 de Julho, 2025

Brasil bate Bulgária e avança à fase final da Liga das Nações de Vôlei

A seleção brasileira feminina de vôlei assegurou a classificação antecipada à etapa final da Liga das Nações, ao superar a Bulgária por 3 sets a 1 (25/21, 27/29, 25/10 e 25/19) nesta quarta-f

09 de Julho, 2025