
Já classificada, antecipadamente, à fase final da Liga das Nações de vôlei masculino, a seleção brasileira se isolou na liderança da competição ao derrotar a Turquia neste sábado (19), em Chiba (Japão). Foi a 10ª vitória da amarelinha em 11 partidas – o único revés foi para Cuba, na primeira semana de jogos. A equipe comandada pelo técnico Bernardinho superou os alemães por 3 sets a 1 (parciais de 25-22, 26-24, 22-25 e 25-22) e totalizou 29 pontos, sete a mais que a vice-líder Itália. O Brasil encerra a primeira fase (classificatória) neste domingo (20), contra a Alemanha (11ª na tabela), a partir das 2h30 (horário de Brasília).
A novidade em quadra neste sábado (19) foi o retorno do ponteiro Lucarelli, recuperado de uma lesão no ombro direito. Campeão olímpico na Rio 2016 e também na conquista do título do Brasil na Liga das Nações, em 2021, o jogador fez sua hoje na competição, usando a braçadeira de capitão.
#VNL2025: BRAZIL 3-1 TURKIYE 🔥 Brazil 🇧🇷 does what they do best — recover mid-game and turn the tide 💪🏼. A solid team win over Türkiye 🇹🇷 in 4 sets, with Darlan on another level dropping 2️⃣8️⃣ points 🤯! 📺 Watch #VNL on VBTV: https://t.co/tLeKGVNZId 🏐 #BePartOfTheGame pic.twitter.com/JdHswR6Sk8
— Volleyball World (@volleyballworld) July 19, 2025O maior pontuador em quadra neste sábado (19) foi o oposto Darlan, que anotou 28 acertos (cinco aces, 22 pontos de ataque e um no bloqueio). Ele entrou no lugar do irmão Alan, poupado por Bernardinho, assim como o central Flávio.
A seleção ficou sabendo hoje (19) que a anfitriã China será a adversária nas quartas de final. O país tem vaga assegurada por sediar a fase final da Liga das Nações. O jogo está programado para o dia 30 de julho (uma quarta-feira), na cidade de Ningbo, no leste do país asiático. Das 18 seleções participantes da primeira fase, apenas oito avançarão à fase final (mata-mata).
O técnico Bernardinho já definiu os 14 jogadores relacionados para o duelo contra a Alemanha neste domingo (20): Brasília e Cachopa (levantadores); irmãos Alan e Darlan (opostos); Adriano, Arthur Bento, Honorato, Lukas Bergmann, Lucarelli e Maicon (ponteiros); Flavio, Matheus Pinta e Thiery (centrais); e Maique (líbero). Serão poupados para os próximos jogos o oposto Chizoba e o central Judson.
Demais jogos do Brasil
20 de julho (domingo) - Alemanha x Brasil - 2h30 - Chiba, Japão
Fase final – de 30 de julho e 3 de agosto