06 de Fevereiro, 2026 21h02mCultura por Rádio Agência Nacional

Prévias e eventos de Carnaval continuam a todo vapor no Nordeste

As prévias e eventos tradicionais de Carnaval continuam a todo vapor em todo o Nordeste neste último fim de semana que antecede os dias oficiais da folia. Em Fortaleza, pelo menos 50 atrações vão movimentar os vários polos da capital cearense. Um dos destaque é o Aterrinho da Praia de Iracema que neste sábado tem Cortejo com músicos dos grupos Sambamor, Bonde Batuque, Baqueta Clube de Ritmistas, Camaleões do Vila e Unidos da Cachorra. A concentração é a partir das três da tarde

As prévias e eventos tradicionais  de Carnaval continuam a todo vapor em todo o Nordeste neste último fim de semana que antecede os dias oficiais da folia.

Em  Fortaleza, pelo menos 50 atrações vão movimentar os vários polos da capital cearense. Um dos destaque é o Aterrinho da Praia de Iracema que neste sábado tem Cortejo com músicos dos grupos Sambamor, Bonde Batuque, Baqueta Clube de Ritmistas, Camaleões do Vila e Unidos da Cachorra. A concentração é a partir das três da tarde. E à noite, às oito e trinta, o espaço recebe a cantora Joelma.

Já em Salvador, o  Quilombo Aldeia Tubarão, que fica em Paripe, realiza neste sábado a partir das três horas a décima primeira edição da Festa das Caretas.  As Caretas,  figuras de tradição e resistência do carnaval de rua soteropolitano, saem em cortejo junto com os foliões pela rua Ray Charles. A concentração é a partir das três da tarde. 

Em São Luís, no Maranhão, o sábado será dia de reverenciar os orixás e pedir bençãos para o período carnavalesco. A partir das quatro da tarde, o Centro Histórico recebe o evento Banho de Axé, reunindo representantes de 102 terreiros e 22 grupos de capoeira. O cortejo  sai da Praça Dom Pedro II e segue pela Avenida Beira-Mar até a Praça Nauro Machado, onde o  cantor Fernando de Iemanjá encerrará o evento.

Publicidade

Patrimônio Imaterial da Cultura Alagoana, o Pinto da Madrugada, ganha a orla de Maceió, neste sábado.  A partir das nove da manhã, começa a concentração do maior bloco de rua do estado, surgido a 27 anos. Com quase 20 orquestras da capital e de diversos municípios alagoanos, centenas de  músicos devem arrastar cerca de 500 mil foliões ao som de frevos e marchinhas, retornando ao seu percurso tradicional, com saída do começo da Pajuçara em direção à Ponta Verde.

E Domingo é dia de Recife celebrar Alceu Valença. O cantor e compositor pernambucano, que em 2026 celebra 80 anos, leva para a Rua da Aurora, o  Bloco Bicho Maluco Beleza, que no ano passado reuniu mais de setecentas mil pessoas.  O evento gratuito, terá as participações de Almério, Larissa Lisboa, Juba Valença e Lenine, além de cortejos de frevo, maracatu e caboclinhos. A concentração começa às três da tarde, nas proximidades da Rua Capitão Lima, no bairro de Santo Amaro.

*Sonoplastia de Jailton Sodré

3:17

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Depois de 16 anos, Bloco Frenesi volta às ruas no Carnaval de Salvador

O Carnaval de 2026 marca o retorno de um dos blocos mais tradicionais de Salvador, o Frenesi, afastado da Avenida há 16 anos. O bloco sai com o tema “Eu Te Conheço de outros Carnavais” e quem co

05 de Fevereiro, 2026

Bloco de carnaval mostra as conexões entre samba e capoeira

A valorização e divulgação das tradições e elementos de matriz africana são as principais motivações do Bloco da Capoeira, fundado em 2001, mas que só conseguiu desfilar no Circuito Osmar em

31 de Janeiro, 2026

Carnaval no Recife terá mais de 3 mil atrações em 50 polos da cidade

Com o tema "Carnaval do Futuro", os cortejos de agremiações da cultura popular e blocos de toda a região metropolitana do Recife farão, neste ano, cerca de 3 milapresentações. Serão 50 polos es

27 de Janeiro, 2026