11 de Janeiro, 2026 13h01mCultura por Rádio Agência Nacional

Autor de grandes novelas da televisão, Manoel Carlos morre aos 92 anos

Autor de grandes novelas da televisão brasileira, Manoel Carlos, morreu ontem, 10 de janeiro, aos 92 anos. Nas redes sociais, a família de Maneco, como ficou conhecido ao longo da carreira, agradeceu as manifestações de carinho, solicitando "respeito e privacidade neste momento delicado". Manoel Carlos estava afastado das telinhas desde a novela "Em Família", que foi ao ar em 2014. Há seis anos, ele foi diagnosticado com Parkinson e, desde então, passou a receber cuidados médicos

Autor de grandes novelas da televisão brasileira, Manoel Carlos, morreu ontem, 10 de janeiro, aos 92 anos. Nas redes sociais, a família de Maneco, como ficou conhecido ao longo da carreira, agradeceu as manifestações de carinho, solicitando "respeito e privacidade neste momento delicado".

Manoel Carlos estava afastado das telinhas desde a novela "Em Família", que foi ao ar em 2014. Há seis anos, ele foi diagnosticado com Parkinson e, desde então, passou a receber cuidados médicos. O velório será restrito aos familiares e amigos. E, o local não foi informado.

A produtora Boa Palavra, que tem os direitos autorais de Manoel Carlos, soltou um comunicado nas redes sociais lamentando o falecimento.

Publicidade

Trajetória

Nascido em 14 de março de 1933 em São Paulo, Manoel Carlos começou sua carreira em 1950, no teatro, como ator. Mas já em 1952 lançou sua primeira novela, Helena, na TV Paulista, emissora que mais tarde se tornaria a TV Globo.

Mas foi mesmo com seus folhetins na Globo que Maneco ganhou reconhecimento. Com as protagonistas chamadas de Helena, histórias de família e mulheres fortes, Maneco, apesar de ser paulistano, usou muito bem o Rio de Janeiro como cenário e, com tudo isso, deixa uma marca eterna na TV brasileira.

1:59

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Lula nomeia Manoel Carlos de Almeida Neto ministro interino da Justiça

O presidente Lula nomeou Manoel Carlos de Almeida Neto como ministro interino do Ministério da Justiça. Ele foi indicado após a exoneração de Ricardo Lewandowski, que pediu a saída do cargo na

10 de Janeiro, 2026

Campeã brasileira de ginástica Isabelle Marciniak morre aos 18 anos

A ginasta brasileira Isabelle Marciniak morreu, nesta quarta-feira (24), aos 18 anos, vítima de câncer

25 de Dezembro, 2025

Viva Maria celebra os 82 anos da cirandeira Lia de Itamaracá

Nesta segunda-feira, dia 12, o programa Viva Maria entra na roda da ciranda para homenagear uma das maiores mestras da cultura popular brasileira: Lia de Itamaracá, que completa 82 anos de vida dedic

12 de Janeiro, 2026