04 de Dezembro, 2025 16h12mCultura por Rádio Agência Nacional

Fest Aruanda: Festival Audiovisual da Paraíba celebra 20ª edição

Nos cinemas e nas areias das praias de João Pessoa, na Paraíba, o Festival do Audiovisual Internacional da Paraíba, Fest Aruanda, celebra, até o dia 10 de dezembro, a sua 20ª edição. Com programação gratuita e sessões ao longo de toda a semana, o festival recebeu mais de mil inscrições de filmes pela mostra competitiva, que inclui produções da Alemanha, da França, de Portugal e da China

Nos cinemas e nas areias das praias de João Pessoa, na Paraíba, o Festival do Audiovisual Internacional da Paraíba, Fest Aruanda, celebra, até o dia 10 de dezembro, a sua 20ª edição.

Com programação gratuita e sessões ao longo de toda a semana, o festival recebeu mais de mil inscrições de filmes pela mostra competitiva, que inclui produções da Alemanha, da França, de Portugal e da China.

O evento conta ainda com nomes nacionais do audiovisual, como os atores Caco Ciocler e Bruno Gagliasso, além do escritor e biógrafo Fernando Morais.

"O Fest Aruanda está se transformando em um dos mais tradicionais festivais de cinema do Brasil. E não é por acaso que o cinema brasileiro que faz sucesso hoje no mundo inteiro é o cinema nordestino".

Entre as exibições de longas desta edição está o filme Honestino, que revisita a história do estudante da Universidade de Brasília (UNB) morto pela ditadura militar, além do filme A Pedra do Reino e o Sertão de Dom Pantero, sobre o universo do escritor Ariano Suassuna.

E nas areias de João Pessoa, O Aruanda Praia promove shows gratuitos de Sidney Magal e Vivi Seixas, que se apresenta em um tributo à obra de Raul Seixas.

A iniciativa leva o festival para um espaço de circulação popular e reforça o caráter democrático da programação.

Publicidade

Homenagens

Os homenageados desta edição são os cineastas Silvio Tendler e Jean-Claude Bernardet, além do cantor Geraldo Vandré e a deputada Jandira Feghali, por sua participação na criação da lei Aldir Blanc.

Quem explica e celebra o espírito de expansão e democratização cultural é o diretor do festival, Lúcio Vilar.

"É uma edição comemorativa de duas décadas, então nós procuramos montar uma programação que fizesse jus a esses 20 anos. Então a gente está apostando muito numa postura ainda mais democrática do que o festival já tem nesse tempo todo".

Do céu ensolarado das praias de João Pessoa ao escurinho do cinema, o bom momento do cinema nordestino é celebrado na 20ª edição do Fest Aruanda.

2:16

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Festival Psica celebra o Retorno da Dourada em Belém, capital do Pará

Recentemente, o Festival Psica recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Belém pela Câmara dos Vereadores da capital paraense. Jeff Dias, diretor do Festival Psica, explica o tema do fe

10 de Dezembro, 2025

RJ: Iphan abre programação do Mês da Consciência Negra neste sábado

Começa neste sábado (8), no Rio de Janeiro, mais uma edição do ciclo de eventos do Mês da Consciência Negra realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Com

07 de Novembro, 2025

Festival Internacional da Capoeiragem começa hoje em Salvador

Um dos redutos da Capoeira no Brasil, a Bahia sedia a partir desta quinta-feira (29), mais um Festival Internacional da Capoeiragem. Organizado pelo Centro de Treinamento e Estudos da Capoeiragem, o e

29 de Janeiro, 2026