22 de Setembro, 2025 20h09mCultura por Rádio Agência Nacional

Primavera dos Museus discute justiça social e mudanças climáticas

Os museus podem contribuir para o combate às mudanças do clima e as injustiças sociais nos desastres ambientais, o chamado racismo ambiental. O assunto está no foco da 19ª Primavera dos Museus que começou nesta segunda-feira em todo o Brasil, com evento de abertura em Brasília. Mais de mil instituições participam desta edição com 2.300 atividades cadastras nas cinco regiões do país, levando o tema "Museus e Mudanças Climáticas"

Os museus podem contribuir para o combate às mudanças do clima e as injustiças sociais nos desastres ambientais, o chamado racismo ambiental.

O assunto está no foco da 19ª Primavera dos Museus que começou nesta segunda-feira em todo o Brasil, com evento de abertura em Brasília.

Mais de mil instituições participam desta edição com 2.300 atividades cadastras nas cinco regiões do país, levando o tema "Museus e Mudanças Climáticas".

O secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares representou a ministra Margareth Menezes na abertura do evento. Ele detalhou como os museus podem atuar, ajudando a combater as mudanças climáticas e ressaltou que estas instituições são espaços para o diálogo, buscando alternativas justas.

Os museus podem ainda dar visibilidade às injustiças sociais decorrentes do racismo ambiental, segundo o governo.

Estudos mostram que 100% dos desastres ambientais no Brasil ocorrem em territórios habitados, na maioria, por populações negras, indígenas ou periféricas.

Durante a abertura da 19ª Primavera dos Museus também foi lançada a Carta do Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas.

Publicidade

O documento estabelece diretrizes e princípios para a proteção do patrimônio material e imaterial do Brasil contra os impactos da crise climática.

E é resultante de um processo colaborativo iniciado em 2023, que incluiu consultas a povos e comunidades tradicionais em diversos biomas.

O presidente do Conselho Internacional de Museus no Brasil, Diego Bevilaqua, destacou a importância da carta, que traz elementos concretos para ação dos museus em relação as políticas climáticas.

A 19ª Primavera dos Museus vai até 28 de setembro e tem diversas atrações pelo país, como exposições, palestras, exibição de filmes, ações educativas, saraus, gincanas e oficinas. A programação completa você confere em visite.museus.gov.br.

2:42

Publicidade

Notícias relacionadas

19ª Primavera dos Museus começa nesta segunda (22)

Começa nesta segunda-feira (22/9), em todo o país, a 19ª Primavera dos Museus, evento cultural anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus, que ocorre no início da primavera, em setembro.

21 de Setembro, 2025

Saúde discute plano de respostas a mudanças climáticas

Brasília sedia, até a próxima quinta-feira (31), a Conferência Global sobre Clima e Saúde, com foco na construção de políticas de adaptação do setor em meio aos efeitos das mudanças climát

29 de Julho, 2025

Indígenas discutem sobre mudanças climáticas em evento em São Paulo

O impacto das mudanças climáticas na identidade dos Povos do Xingu é o tema de uma série de eventos que acontece esta semana, na cidade de São Paulo, com a participação de mulheres ceramistas d

03 de Setembro, 2025