15 de Setembro, 2025 14h09mCultura por Rádio Agência Nacional

O Agente Secreto vai representar o Brasil na corrida pelo Oscar 2026

O filme O Agente Secreto, do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, será o representante do Brasil para concorrer a uma das cinco vagas na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026. A escolha foi divulgada nesta segunda-feira (15) pela Academia Brasileira de Cinema. A Comissão de Seleção optou pelo filme de Mendonça, entre os seis títulos nacionais que chegaram à etapa final para concorrer à vaga. O anúncio foi feito pela produtora de cinema Sara Silveira, que atualmente preside a comissão

O filme O Agente Secreto, do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, será o representante do Brasil para concorrer a uma das cinco vagas na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026. A escolha foi divulgada nesta segunda-feira (15) pela Academia Brasileira de Cinema.

A Comissão de Seleção optou pelo filme de Mendonça, entre os seis títulos nacionais que chegaram à etapa final para concorrer à vaga. O anúncio foi feito pela produtora de cinema Sara Silveira, que atualmente preside a comissão.

"A gente tá tendo a oportunidade de fazer uma escolha pós vitória no último Oscar com o filme Ainda Estou Aqui. Então, tenho a honra de aqui anunciar para o Brasil, para o mundo, O Agente Secreto como nosso representante para no Oscar, (07:22) com direção de Kleber Mendonça e todo o aparato que esse filme construiu com os prêmios magníficos, que esteve com duas Palmas de Ouro em Cannes, mais o filme Fipresci; e um filme importantíssimo que tem que ser dado o valor, que é o Prêmio do Cinema Independente".

O Agente Secreto recebeu recentemente importantes premiações que tornaram o filme favorito. No Festival de Cinema de Cannes deste ano, levou melhor ator para Wagner Moura e melhor diretor para Kleber Mendonça Filho. Além disso conquistou também prêmio da crítica internacional e dos exibidores independentes da França.

Críticos brasileiros e estrangeiros acreditam que o filme brasileiro pode figurar em outras categorias quando forem anunciados os indicados ao Oscar no ano que vem. A Presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, Renata Almeida Magalhães, destacou a força da safra de filmes nacionais este ano.

Publicidade

"Posso dizer por todos, e como cineasta brasileira, que foi um orgulho e uma emoção muito grande ter tido 16 títulos tão incríveis, tão maravilhosos, tão dignos de uma cinematografia poderosa. Uma cinematografia não é feita de um filme só, ela é feita de muitos filmes. Qualquer um poderia nos representar dignamente, com orgulho. E o mais interessante disso tudo é que a gente também reflete os milhares de “Brasis” que a gente tem, que é a nossa diversidade, a nossa cor, a nossa região".

No mercado internacional, O Agente Secreto será distribuído e terá campanha para a premiação feita pela Neon, responsável por recentes vencedores do Oscar como Anora e Parasita. O anúncio dos indicados ao Oscar 2026 acontece no dia 22 de janeiro.

Este ano, o Brasil ganhou pela primeira vez o Oscar de Melhor Filme Internacional com Ainda Estou Aqui, do diretor Walter Salles, estrelado por Fernanda Torres, que também concorreu ao prêmio na categoria Melhor Atriz, mas não levou a estatueta.

3:07

Publicidade

Notícias relacionadas

Seis filmes seguem na disputa para representar o Brasil no Oscar 2026

A Comissão de Seleção da Academia Brasileira de Cinema elegeu os seis filmes nacionais que seguem na disputa para representar o Brasil como candidato ao Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Inte

08 de Setembro, 2025

16 filmes estão na lista para representar Brasil no Oscar 2026

A Academia Brasileira de Cinema divulgou a pré-lista com 16 filmes para escolher o representante brasileiro ao Oscar 2026 que irá representar o país na categoria Melhor Filme Internacional

14 de Agosto, 2025

Pesquisa vai mapear artistas do movimento hip hop pelo Brasil

Uma pesquisa inédita pretende mapear todas as ações, iniciativas e artistas envolvidos no movimento hip hop no país. A plataforma Construção Nacional do Hip-Hop, que reúne artistas do movimento

17 de Julho, 2025