06 de Setembro, 2025 12h09mCultura por Rádio Agência Nacional

Olinda (PE) dá início às prévias do Carnaval; festa começa hoje (5)

Quando dizem que no Brasil tem Carnaval o ano inteiro e que é só procurar, não é exagero. Em Pernambuco, quem já quer curtir o ritmo contagiante do frevo agora, no mês de setembro e seguir no passo até a chegada do Carnaval 2026, já pode se programar: as prévias carnavalescas de Olinda, Cidade Patrimônio Cultural da Unesco, começam oficialmente neste fim de semana

Quando dizem que no Brasil tem Carnaval o ano inteiro e que é só procurar, não é exagero. Em Pernambuco, quem já quer curtir o ritmo contagiante do frevo agora, no mês de setembro e seguir no passo até a chegada do Carnaval 2026, já pode se programar: as prévias carnavalescas de Olinda, Cidade Patrimônio Cultural da Unesco, começam oficialmente neste fim de semana.

As prévias oficiais olindenses já começam hoje (5), com o ensaio da Orquestra do Maestro Oséas, a partir das 19h, no Grêmio Musical Henrique Dias, na tradicional rua Treze de Maio.

Programação do final de semana

O sábado começa com a oficina do Grupo Percussivo Baquetando, a partir das 15h, na rua da Guia. E coladinho, às 16h, tem a prévia do Brincantes das Ladeiras na Praça Laura Nigro, com direito a oficina de frevo.

E para quem tem pernas para circular pelas ladeiras de Olinda, estão previstos pelo menos quatro cortejos no domingo (7):

O Sombatuki pede licença para tocar axé na terra do frevo e faz sua concentração a partir das 15h na Ladeira da Misericórdia; No mesmo horário, o Pernambucarte também estará no centro histórico, na Praça do Carmo; Às 16h, quem passar pela frente da Prefeitura vai poder curtir a folia da Bateria Cabulosa. Meia hora depois, a Pitombeira dos Quatro Cantos começa seu cortejo pelas ruas, saindo da sede da agremiação carnavalesca.

Pelo menos outros sete grupos de carnaval farão ensaios no domingo (7) — alguns em suas sedes, outros nos mesmos pontos de onde saem os cortejos — como o Samba Soul Delas, a Fábrica de Samba e o Batuques de Pernambuco.

Para o folião pernambucano e o turista que quiser curtir o carnaval já ao longo dos próximos meses, basta acessar o Instagram @carnavaldeolindaoficial e acompanhar a atualização da programação de prévias.

Publicidade

Além das dezenas de prévias já agendadas para os próximos fins de semana, a secretária de Patrimônio e Cultura de Olinda, Marília Banholzer, alerta para a necessidade de os fazedores de cultura da cidade alinharem o apoio necessário para a realização das prévias junto à Prefeitura no site cultura.olinda.gov.br.

"Entre no site da Cultura e cadastre o evento que está previsto para acontecer com pelo menos uns 15 dias de antecedência para que a gestão municipal possa se organizar, planejar esse evento e garantir que esse momento de prévias seja agradável para o folião e para o fazedor de cultura também. Com essas informações, a gente consegue organizar o trânsito, a limpeza urbana, o controle urbano e também a questão da segurança."

Medidas de segurança

Em paralelo, o Comitê Gestor de Carnaval coordenado pela Prefeitura e por várias secretarias já realizou reunião no início da semana para definir as ações para as prévias.

As medidas incluem:

restrição de veículos em determinados horários e locais; acesso de ambulantes previamente cadastrados; equipes de segurança durante as festas, entre 15h e 1h da madrugada; pontos de videomonitoramento e guarnição específica no Alto da Sé; controle da venda de vasilhames de vidro para bebidas consumidas fora dos bares, além de ponto de troca de garrafas de vidro por descartáveis. 3:56

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Desfiles do Grupo Especial abrem Carnaval com enredos potentes

Tá ouvindo isso? O batuque sagrado da bateria só pode significar que a maior festa do mundo está chegando. Então se prepare, pois a Folia sente falta de algo especial. É mais um episódio da sér

02 de Fevereiro, 2026

Atrações do ciclo carnavalesco de Fortaleza são anunciadas

As atrações do ciclo carnavalesco de Fortaleza foram anunciadas. Serão quatro semanas de programação gratuita em um formato descentralizado. As apresentações alcançarão diversas regiões da c

14 de Janeiro, 2026

Documentário mostra a força e resiliência do Filhas de Gandhy

Neste mês da consciência negra, um símbolo da negritude feminina e da ancestralidade africana da Bahia, o Bloco Filhas de Gandhy, lançou o primeiro documentário sobre sua trajetória de mais de 4

20 de Novembro, 2025