12 de Julho, 2025 15h07mCultura por Rádio Agência Nacional

Cinema brasileiro perde Jean-Claude Bernardet

O ícone do cinema brasileiro, Jean-Claude Bernardet, morreu neste sábado (12) aos 88 anos. Crítico, diretor, roteirista e ator, Bernardet foi uma referência no audiovisual no país. Segundo amigos, ele teria sofrido um AVC e estava internado em um hospital em São Paulo. O velório será neste domingo (13), entre uma e cinco da tarde, na Cinemateca Brasileira, na capital paulista. Belga naturalizado brasileiro, Jean-Claude chegou ao país aos 13 anos, em 1949

O ícone do cinema brasileiro, Jean-Claude Bernardet, morreu neste sábado (12) aos 88 anos. Crítico, diretor, roteirista e ator, Bernardet foi uma referência no audiovisual no país.

Segundo amigos, ele teria sofrido um AVC e estava internado em um hospital em São Paulo. O velório será neste domingo (13), entre uma e cinco da tarde, na Cinemateca Brasileira, na capital paulista.

Belga naturalizado brasileiro, Jean-Claude chegou ao país aos 13 anos, em 1949. Pensador e professor, ele deu aulas na Universidade de Brasília, onde ajudou na criação do curso de cinema, e na Universidade de São Paulo.

Teve papel de destaque principalmente nos estudos de cinema, com críticas e com diversos livros publicados. Entre eles: Brasil em Tempo de Cinema e Cineastas e Imagens do Povo. Jean-Claude também foi roteirista e ator em mais de uma dezena de filmes.

Publicidade

Em nota de pesar, o Ministério da Cultura se solidarizou com familiares, amigos e admiradores desse importante nome do cinema do Brasil.

A Cinemateca Brasileira também lamentou a morte e expressou solidariedade. Afirmou que Jean-Claude era uma figura central e incontornável do pensamento e da produção cultural brasileira, um nome de importância ímpar nos estudos da sétima arte. E destacou que ele teve uma capacidade excepcional de análise de forma totalizante, acreditando na interlocução entre a crítica e a produção cinematográfica.

1:46

Publicidade

Notícias relacionadas

Governo brasileiro lamenta morte de jovem em vulcão na Indonésia

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota nesta terça-feira (24) manifestando “profundo pesar” pela morte da brasileira Juliana Marins, que fazia uma trilha no Monte Rinjani, na Indon

24 de Junho, 2025

Viva Maria entrevista atriz Maeve Jinkings no Dia do Cinema Brasileiro

Saudações de amor e fé para todo mundo que, em procissão, celebra o feriado de Corpus Christi. Ao longo do dia as ruas de diversos estados brasileiros estarão sendo cobertas por belos tapetes fei

19 de Junho, 2025

Ainda Estou Aqui ganha mais um prêmio inédito para o cinema brasileiro

Baixar Tocar Depois do Oscar de filme Internacional, Ainda Estou Aqui ganhou mais um prêmio inédito para cinema brasileiro. Dessa vez, a consagração veio na 12ª edição do Prêmio Platino, reali

28 de Abril, 2025