25 de Junho, 2025 12h06mCultura por Rádio Agência Nacional

Emoção do público vale nota no bumbódromo de Parintins

A emoção do público com o seu boi, Garantido ou Caprichoso, é um dos principais referenciais para a escolha do campeão no festival folclórico, que acontece neste fim de semana em Parintins, no Amazonas. Entre os 21 itens avaliados pelos jurados, como evolução do boi, rituais indígenas, danças regionais e riqueza de alegorias, um em especial carrega a vibração direta do povo: a galera

A emoção do público com o seu boi, Garantido ou Caprichoso, é um dos principais referenciais para a escolha do campeão no festival folclórico, que acontece neste fim de semana em Parintins, no Amazonas. 

Entre os 21 itens avaliados pelos jurados, como evolução do boi, rituais indígenas, danças regionais e riqueza de alegorias, um em especial carrega a vibração direta do povo: a galera. A participação do torcedor na arquibancada, com cantos, coreografias e muita energia, transforma o bumbódromo em um verdadeiro caldeirão de emoções. 

A torcida se organiza durante o ano inteiro para brilhar nas três noites do festival. E a vibração da galera pode influenciar diretamente a nota final dos bois. 

Nonato Cid, torcedor do Boi Caprichoso e bisneto de um dos fundadores do boi azul, relata a expectativa da galera para ver o touro negro brilhar na arena.

"Nós estamos aqui na expectativa do tetracampeonato, que se Deus quiser vem. O Caprichoso está bem arrumado, está só se preparando para a hora de entrar na arena. O coração está a mil aqui."

Publicidade

Torcedora do boi do povão, o Garantido, Eliane Pereira acredita que o boi do coração vai se superar no festival de 2025. 

"A minha expectativa para 2025 é que o Garantido se supere dos últimos anos. E o que eu espero do Garantido esse ano é que ele ganhe, que meu coração seja mais feliz ainda e eu possa curtir meu aniversário com a vitória do meu boi."

Mais que um item, a galera é considerada a alma, a paixão que ecoa pela Ilha Tupinambarana. E quando a sirene toca anunciando o início de cada noite, é a explosão da galera que anuncia que o maior espetáculo a céu aberto da Amazônia começou.

2:29

Publicidade

Notícias relacionadas

Uso de guindastes segue liberado no Festival de Parintins

Há poucos dias do início do 58º Festival Folclórico de Parintins, o uso de guindastes pelos bois Caprichoso e Garantido segue autorizado, pelo menos por enquanto. A decisão é do juiz do Trabalho

23 de Junho, 2025

Festival de Parintins conhece vencedor nesta segunda (30)

Depois das três noites de apresentações, os bois Caprichoso e Garantido agora aguardam com expectativa o anúncio do vencedor da edição deste ano. Participantes e torcida dos dois bois voltam ao

30 de Junho, 2025

Festival de Parintins (AM) começa nesta sexta (27), a partir das 20h

A espera acabou. Começa oficialmente nesta sexta-feira (27) o 58º Festival Folclórico de Parintins, no coração do Amazonas. A cidade está tomada pelas cores dos bois e pelo calor humano de quem

27 de Junho, 2025