25 de Junho, 2025 15h06mCultura por Rádio Agência Nacional

Bahia: capital é simbolicamente transferida de Salvador para Cachoeira

Um evento celebrado neste dia 25 de junho na Bahia marca um importante fato da história do Brasil. Há quase duas décadas, nesta data, a capital do estado é transferida simbolicamente por um dia para a cidade de Cachoeira, localizada no recôncavo baiano. Essa transferência da gestão estadual de Salvador para o município, que fica a pouco mais de 110 km da capital baiana, ocorre desde 2008 e celebra o heroísmo de populares da região que foram decisivos para a independência do Brasil

Um evento celebrado neste dia 25 de junho na Bahia marca um importante fato da história do Brasil. Há quase duas décadas, nesta data, a capital do estado é transferida simbolicamente por um dia para a cidade de Cachoeira, localizada no recôncavo baiano.

Essa transferência da gestão estadual de Salvador para o município, que fica a pouco mais de 110 km da capital baiana, ocorre desde 2008 e celebra o heroísmo de populares da região que foram decisivos para a independência do Brasil.

Na luta pela emancipação do país, que era colônia de Portugal, a população e as autoridades cachoeirenses declararam apoio a Dom Pedro e romperam com o país europeu ainda em 1822. Eles enfrentaram tropas portuguesas em várias lutas pela independência da Bahia e do país.

A primeira vitória dos baianos frente aos soldados do Império português ocorreu em 28 de junho de 1822, quando tomaram a canhoneira — uma embarcação de artilharia inimiga que estava ancorada no Rio Paraguaçu.

A batalha final, onde participaram também negros escravizados e indígenas, se deu em 2 de julho de 1823, quando as tropas portuguesas foram expulsas em definitivo do Brasil, consolidando a independência do país. Essa data também marca o feriado estadual em que se celebra a independência da então província da Bahia.

Publicidade

E neste 25 de junho, além da transferência simbólica da sede do governo estadual para Cachoeira, a programação ao longo do dia conta com momentos cívicos e religiosos.

Ainda no início da manhã, houve salva de tiros, alvorada dos sinos e missa. Depois, o hasteamento das bandeiras do Brasil, do estado e da cidade na Câmara de Vereadores de Cachoeira, marcando o início das celebrações da data.

Foi realizada, também, uma sessão solene na Casa do legislativo municipal. A partir das 16h, um desfile cívico vai marcar o fim da programação na cidade baiana que se torna a capital do estado uma vez por ano.

2:12

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Festa de Iemanjá leva milhares de pessoas ao Rio Vermelho, em Salvador

Desde as primeiras horas do dia, o bairro do Rio Vermelho, em Salvador, virou cenário de devoção, religiosidade e festa. 2 de fevereiro é dia de saudar a Rainha das Águas: Iemanjá. Na Praia de S

02 de Fevereiro, 2026

Devotos participam de celebração na Igreja do Bonfim, em Salvador

Milhares de turistas e baianos participam, neste dia 26 de dezembro, das celebrações religiosas da Basílica do Santuário da Igreja do Bonfim, em Salvador, durante a tradicional Sexta-feira da Grat

26 de Dezembro, 2025

Centro Histórico de Salvador tem programação de Dia do Forró no sábado

O Centro Histórico de Salvador recebe neste sábado um show especial em celebração ao Dia do Forró. O encontro vai reunir os cantores Jeanne Lima, Tico e Luana Ingry, que revela as suas expectativ

12 de Dezembro, 2025