17 de Junho, 2025 11h06mCultura por Rádio Agência Nacional

Websérie resgata acervo do poeta e dramaturgo Abdias do Nascimento

Baixar Tocar Uma websérie lançada nessa segunda-feira (16) resgata todo o trabalho de preservação do acervo do ativista, artista plástico, dramaturgo, poeta e político pan-africano Abdias do Nascimento. Chamada "Andorinha", a série está disponível no canal do Ipeafro, Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros no YouTube, e mostra o processo de organização do acervo que guarda a memória de um dos maiores legados da cultura negra do Brasil e dos países da parte sul do planeta. São cerca de 3

Uma websérie lançada nessa segunda-feira (16) resgata todo o trabalho de preservação do acervo do ativista, artista plástico, dramaturgo, poeta e político pan-africano Abdias do Nascimento.

Chamada "Andorinha", a série está disponível no canal do Ipeafro, Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros no YouTube, e mostra o processo de organização do acervo que guarda a memória de um dos maiores legados da cultura negra do Brasil e dos países da parte sul do planeta.

São cerca de 3.500 livros de sua coleção bibliográfica, 600 obras artísticas e 20 mil imagens no acervo iconográfico. O cotidiano da preservação da memória passa também pelas organizações criadas por Abdias, como o Teatro Experimental do Negro, o Museu de Arte Negra e o próprio Ipeafro.

O nome "Andorinha" foi uma escolha da equipe por simbolizar a força do coletivo. O fato de as andorinhas voarem juntas, de forma sincronizada e por longas distâncias, lutando contra grandes desafios, reflete o trabalho, em rede, do Instituto fundado por Abdias do Nascimento nos anos 1980.

Publicidade

A série inédita, com direção da jornalista Maria Eduarda Nascimento e edição de João Nascimento, é composta por sete episódios, que serão lançados sempre às segundas-feiras, abordando os bastidores e desafios do trabalho dos profissionais para organizar, preservar e, principalmente, difundir o acervo histórico e artístico deixado por Abdias.

Por causa de sua importância, o Acervo Abdias do Nascimento é reconhecido internacionalmente e inscrito no Programa Memória do Mundo da Unesco.

As informações sobre a websérie podem ser encontradas no site ipeafro.org.br e nos perfis do Instituto nas redes sociais.

© Acervo do Ipeafro/Divulgação Cultura "Andorinha" está disponível no canal do Ipeafro São Luís 17/06/2025 - 11:25 Fabiana Sampaio/ Marizete Cardoso Madson Euler - repórter da Rádio Nacional Websérie Andorinha legado Abdias do Nascimento terça-feira, 17 Junho, 2025 - 11:25 2:04

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Isaquias Queiroz e Gabriel Nascimento vão à final em Copa do Mundo

Os baianos Isaquias Queiroz e Gabriel Nascimento asseguraram presença na final da prova C1 500 metros da primeira etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, em Szeged (Hungria)

16 de Maio, 2025

Audiência pública vai debater Plano Nacional do Livro e Leitura

O Ministério da Cultura e o Ministério da Educação abriram nesta segunda-feira (7) uma consulta pública ao Novo Plano Nacional do Livro e da Leitura 2025-2035. O objetivo da iniciativa é ouvir a

08 de Julho, 2025

Banda e Orquestra Sinfônica do Recife celebram período junino

Os instrumentos de cordas, madeiras, metais e percussão da Banda e da Orquestra Sinfônica do Recife também vão celebrar o período junino com todos os seus acordes. Nesta quarta (18) e quinta-feir

18 de Junho, 2025