19 de Maio, 2025 17h05mCultura por Rádio Agência Nacional

Festival "Lugar de Mulher é no Cinema" recebe inscrições até dia 31

Baixar Tocar Produtoras de audiovisual de todo o país já podem inscrever seus trabalhos para a edição 2025 do Festival “Lugar de Mulher é no Cinema”, que acontece em Salvador, Bahia. O evento será realizado entre os dias 23 e 27 de julho, período que coincide com a celebração do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que é celebrado em 25 de julho. Podem se inscrever gratuitamente, até 31 de maio, mulheres cis, trans e pessoas não binárias

Produtoras de audiovisual de todo o país já podem inscrever seus trabalhos para a edição 2025 do Festival “Lugar de Mulher é no Cinema”, que acontece em Salvador, Bahia. O evento será realizado entre os dias 23 e 27 de julho, período que coincide com a celebração do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que é celebrado em 25 de julho.

Podem se inscrever gratuitamente, até 31 de maio, mulheres cis, trans e pessoas não binárias. O regulamento e o formulário para participação estão disponíveis no perfil @festivalmulhernocinema.

O festival é voltado para curtas-metragens de até 20 minutos, finalizados a partir de 2023. Serão selecionados até 25 produções para serem exibidas nas 3 mostras competitivas: a Mostra Luas, que inclui filmes de todo Brasil; a Mostra Raízes, apenas para produções baianas; e a Mostra Matinê, para obras com temáticas voltadas para infância e adolescência.

A seleção será divulgada até uma semana antes do evento. Hilda Lopes Pontes, que compõe a direção do festival, dá mais detalhes sobre a programação.

"Além das três mostras, a gente tem shows, oficinas, debates, masterclass, e cerimônia de abertura e de premiação, onde vão ser premiadas roteiristas, diretoras, atrizes, intérpretes - podendo ser uma pessoa não binária também - o melhor filme, melhor animação, enfim; a gente tem esses momentos todos de celebração dentro do festival, de aprendizado e de troca."

Publicidade

A diversidade do olhar feminino dentro do audiovisual, um dos objetivos do festival criado em 2017, também está sendo ampliada a cada ano, segundo Hilda.

"A gente vê diretoras que estão muito mais empoderadas e crentes dos seus próprios trabalhos. Filmes dirigidos por mulheres e pessoas não binárias que tem financiamento público. Então uma profissionalização maior desse cinema que antes ficava realmente numa coisa mais informal e muito nichada."

A 8ª edição do Festival “Lugar de Mulher é no Cinema” terá sessões presenciais e online. Toda a programação é gratuita e acontecerá no Museu de Arte Moderna da Bahia e no Espaço Cultural Boca de Brasa, que fica no centro de Salvador. 

© Rovena Rosa/Agência Brasil Cultura Podem se inscrever mulheres cis, trans e pessoas não binárias São Luís 19/05/2025 - 17:15 Sâmia Mendes / Raíssa Saraiva Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional Lugar de Mulher é no Cinema Festival Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha segunda-feira, 19 Maio, 2025 - 17:15 2:41

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Festival de cinema Cine Ceará recebe inscrições até dia 15 de julho

Baixar Tocar O 35º Cine Ceará, Festival Ibero-Americano de Cinema, recebe inscrições de trabalhos até 15 de julho. O evento acontecerá em setembro. O diretor do festival, Volnei Oliveira, explic

06 de Junho, 2025

Inscrições para festival Curta Canoa ficam abertas até 31 de maio

Baixar Tocar Seguem abertas até 31 de maio as inscrições para a 15ª edição do Curta Canoa, o Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada, um dos mais importantes eventos do audiovisual

23 de Maio, 2025

"O Agente Secreto" estreia no Festival de Cannes e recebe aplausos

Baixar Tocar Foi ao som de frevo que a produção e o elenco do filme O Agente Secreto chegaram no tapete vermelho para a estreia do longa de Kleber Mendonça Filho, no Festival de Cannes. Liderado po

19 de Maio, 2025